Início do conteúdo

Professora Ana Sara Castaman ministra oficina no II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica organizado pelo Instituto Federal do Acre


Evento ocorreu de 22 a 25/03 e foi realizado no formato híbrido. As atividades em formato presencial foram realizadas no município de Rio Branco, no Acre, e a transmissão ocorreu no YouTube. Docentes, pesquisadores e estudantes da área educacional do Pará, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Rondônia e Brasília marcaram presença no evento durante as transmissões online. Ao todo, o II SinmaEPT recebeu mais de 10 mil inscrições.

 

A professora do Campus Sertão Ana Sara Castaman foi palestrante convidada do II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica organizado pelo Instituto Federal do Acre. Ana Sara ministrou a oficina “Painel integrado: uma estratégia de ensinagem”. A oficina foi realizada no dia 23 de março e discutiu o uso da metodologia ativa “painel integrado” e sua contribuição para o processo de produção de conhecimento dos estudantes. Assim como as demais atividades do evento, a oficina aconteceu de forma presencial e também foi transmitida ao vivo pelo YouTube.

Conforme a professora Ana Sara, o painel integrado possibilita o estudo de materiais com diversidade de informações e a produção de conhecimento, a partir do intercâmbio de ideias e da colaboração dos estudantes em sala de aula. Para a professora, um dos papéis do docente é estar em constante formação, conhecendo novos processos e estratégias ensino, já que o público em sala de aula tem se modificado. “As abordagens que utilizamos em sala de aula também precisam ser alteradas. E as metodologias ativas, que não compreendem em uma estratégia nova de ensino, podem ser adaptadas como opções nesse processo de produção de conhecimento”.

 

Na oficina, Ana Sara destacou que os estudos e as pesquisas relacionados às metodologias ativas ainda são recentes na Educação Profissional e Tecnológica. “Ainda estamos estudando, compreendendo as possibilidades, mas percebo que o professor em sua prática pedagógica deve sempre ter como foco a produção do conhecimento do estudante. É dessa maneira, que o docente irá buscar as melhores estratégias de ensino, pensar em alternativas distintas, como também resgatar e ressignificar metodologias já utilizadas em sala de aula”, disse.

 

A participante Melissa Abrantes, que integrou de forma online a oficina ministrada pela professora Ana Sara, destacou como o aprendizado das metodologias contribui para perceber as mudanças no processo de ensino-aprendizagem. “​Entender essas abordagens nos faz perceber as mudanças do perfil/papel do professor e do estudante, bem como nos leva a refletir qual papel/perfil estou exercendo e em qual de fato gostaria de estar”, comentou.

Antonia Romanowski​, que também estava entre as participantes da oficina na transmissão pelo YouTube, comentou sobre sua experiência com a metodologia ativa “painel integrado”. “Esse trabalho fica ótimo, porque os alunos ficam interessados no que vai acontecer depois”.

É possível assistir às palestras, mesas redondas e oficinas ministradas durante o evento no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/@SIMAEPTSIMPOSIO.

 

 

* Informações e fotos da comunicação do IFAC.

 

Fim do conteúdo