Geral
Professor Luiz Valerio Rossetto recebe honraria da FIEPS/RS por contribuição à Educação Física
O professor Luiz Valerio Rossetto foi agraciado com a honraria concedida pela Federação Internacional de Educação Física e Esportiva (FIEPS/RS) aos profissionais que se destacam em sua atuação na área. A cerimônia de entrega ocorreu em Porto Alegre, no dia 30 de agosto de 2025, tendo como patrono o professor Alberto Reinaldo Reppold Filho, membro da Academia Brasileira de Educação Física.
Com uma carreira marcada pela dedicação à promoção da educação física, o professor Valerio se destaca tanto na formação de cidadãos, quanto na atuação em competições esportivas, sempre defendendo o movimento humano como ferramenta de saúde, inclusão e qualidade de vida. Para ele, a homenagem representa “não apenas um reconhecimento individual, mas também a valorização de todos os profissionais que atuam com excelência, responsabilidade e compromisso ético, fortalecendo a área”.
Quem é Luiz Valerio Rossetto
Graduado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 1990, Valerio possui especialização em Treinamento Desportivo pela mesma instituição (1996) e mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) (2009). Iniciou sua trajetória em escolas públicas de Sertão e, em 1996, ingressou no ensino federal na então Escola Agrotécnica Federal de Sertão, atual Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, onde permanece em atividade até hoje.
Desde cedo, Valerio já demonstrava certeza sobre a profissão que gostaria de seguir. Sua inspiração veio do professor Luiz João, seu pai, que também dedicou grande parte da trajetória ao Campus Sertão como professor de educação física. “Com dedicação, entusiasmo e amor pelo ensino, ele mostrou que a educação física vai além do esporte, representando também formação de caráter, disciplina e valores para a vida. Foi ao observar sua postura dentro e fora da quadra que percebi como a educação física pode transformar vidas. Isso me motivou a trilhar o mesmo caminho e acreditar que ser professor é incentivar sonhos e ser exemplo todos os dias”, recorda.