Processo Seletivo 2021: sorteio público será transmitido pela internet

Será realizado nestas quinta e sexta-feira, dias 15 e 16 de abril de 2021, o sorteio público dos candidatos inscritos para os cursos técnicos no Processo Seletivo de estudantes 2021 do IFRS. O sorteio ocorrerá por meio de um sistema eletrônico, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do IFRS. Confira os horários:

15/04 (quinta-feira) – às 13h, terá início o sorteio dos cursos de formação pedagógica e técnicos subsequentes ao ensino médio.

16/04 (sexta-feira) – às 9h, será realizado o sorteio dos cursos de Educação de Jovens e Adultos (Eja).

16/04 (sexta-feira) – às 13h, será realizado o sorteio dos cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio.

Neste vídeo, os estudantes do IFRS Virgínia e Luiz falam um pouco mais sobre o sorteio. Não deixe de assistir!

A lista dos candidatos com a sua classificação no sorteio, bem como o destaque para os classificados em primeira chamada, serão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br até segunda-feira, dia 19 de abril de 2021, juntamente com orientações para as matrículas.

Como funcionam as diferentes chamadas de candidatos:

A lista de classificações dos candidatos do Processo Seletivo relaciona todos os inscritos conforme a ordem em que foram sorteados e seguindo também a cota em que estão concorrendo. Essa lista geral dá origem à primeira chamada ou a mais chamadas para as matrículas, conforme o preenchimento das  vagas ofertadas em cada curso.

Ou seja, a primeira chamada são os candidatos que foram os primeiros classificados e já deverão encaminhar a documentação para a matrícula, seguindo as orientações e os prazos publicados no site ingresso.ifrs.edu.br para a primeira chamada.

Se depois dessa fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos – o que pode ocorrer, caso algum candidato não apresente toda a documentação necessária, por exemplo -, o IFRS poderá publicar uma segunda chamada, ou até uma terceira e uma chamada pública. Por isso, é importante que os candidatos sigam acompanhando o site ingresso.ifrs.edu.br e fiquem atentos às orientações divulgadas.

Sobre o PS 2021

Lembrando que, em razão do agravamento da pandemia de Covid-19, o IFRS optou pela não realização de provas presenciais, como ocorre tradicionalmente, e a seleção está ocorrendo da seguinte forma:

1. Para os cursos técnicos integrados e concomitantes ao ensino médio, o ingresso será exclusivamente por sorteio público.
  2. Para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio, serão destinadas 50% das vagas para ingresso por sorteio e 50% das vagas para ingresso com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  3. Para os cursos superiores de graduação, será utilizada exclusivamente a nota do Enem.
  4. A reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas será de 80%, tanto nos cursos técnicos quanto nos de graduação.
📍IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, enquanto durar a situação de suspensão das atividades presenciais em decorrência da pandemia de Covid-19, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial.

As datas de início das aulas serão divulgadas posteriormente por cada campus. O candidato deve consultar os canais de comunicação do IFRS e do campus em que se inscreveu para acompanhar essa e outras informações. A previsão é que tenham início a partir da segunda quinzena de maio de 2021, podendo haver variações de acordo com o calendário definido em cada unidade.

Vale lembrar também que alguns cursos terão seleção e matrículas neste PS, porém o início das aulas será no segundo semestre de 2021. Essa informação consta da lista de cursos divulgada no site ingresso.ifrs.edu.br.