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Práticas educativas: fortalecimento de laços afetivos


O Projeto de Extensão “Práticas educativas: fortalecimento de laços afetivos entre os usuários participantes do Lar da Menina de Getúlio Vargas” atua com a Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete (Lar da Menina) desde 2015 e tem como objetivo desenvolver ações socioeducativas, favorecendo para a autonomia, sociabilidade, fortalecimento de vínculos sociais e familiares e prevenindo situações de vulnerabilidades e risco social dos participantes.

 

Conforme explica a Coordenadora da ação, Professora Ana Sara Castaman, “As atividades socioeducativas, incentivam e fomentam a reflexão quanto ao comportamento social e individual e como cada um pode aperfeiçoar-se, validando a referida ação com o processo de escuta, no qual podem expor suas emoções”.

 

Para a Bolsista Andréia Paula Franceschi Machado, discente dos cursos de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional e Pós-graduação Lato Sensu de Teorias e Metodologias da Educação, “O projeto socioeducativo não é somente execução, já que é compreensão, é transformação social e do sujeito. As ações socioeducativas aplicadas têm auxiliado nas relações interpessoais de cada criança e adolescente, permitindo o autoconhecimento e autocontrole”.

 

A discente destaca ainda que “O projeto de extensão socioeducativo desenvolvido no Lar da Menina proporciona para mim, que sou bolsista, uma imensa satisfação e aprendizado, pois ao planejar, executar e avaliar a atividade, o processo formativo é continuado, construtivo e transformador. Como bolsista sinto-me beneficiada em participar desta ação extensionista, já que desenvolvo novas experiências e agrego conhecimentos a minha formação”.

 

*O Lar da Menina é uma instituição filantrópica, que atende crianças da Educação Infantil e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do município de Getúlio Vargas/RS.

*Aqui no Campus, a instituição participa também do “Programa de Equoterapia – A Inclusão Social no IFRS – Campus Sertão”, coordenado pelo Professor Marcos Antônio de Oliveira.

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