Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Teorias e Metodologias da Educação

Perfil profissional: Uma proposta de curso de formação continuada de educadores tem como centro do debate os saberes que devem integrar o processo educativo, mas é preciso alargar o olhar para as diferentes competências humanas e dosar a contemplação dos distintos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) no decorrer da vida acadêmica e profissional, em função do tipo de mudanças que se têm como fundamentais. Competências/habilidades que devem fazer parte da formação do educador e que constituem, portanto, o perfil desejado pelo curso de Especialização em Teorias e Metodologias na Educação:
a) Competência para análise e compreensão do fenômeno educativo a partir dos referenciais teóricos debatidos no curso;
b) Competência para a produção científica e de articulação entre ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica desenvolvida no contexto escolar/educativo;
c) Competência para a gestão do processo educativo, qualificando as atividades de docência e de coordenação da instituição;
d) Habilidades de comunicação oral, escrita e de uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

Duração: 1 ano e meio

Turno: nas sextas-feiras no período noturno e sábados nos turnos da manhã e da tarde

Periodicidade de oferta: anual

Requisito: Estão habilitados a ingressar no curso estudantes que sejam portadores de diploma de ensino superior.

Coordenação: Prof. Josimar de Aparecido Vieira (e-mail: josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br)

Documentos:

Projeto Pedagógico do curso de Pós-graduação Lato Sensu de Teorias e Metodologias da Educação – 2013

Matriz curricular do curso de Pós-graduação Lato Sensu de Teorias e Metodologias da Educação – 2014

Regulamento do TCC do curso de Pós-graduação Lato Sensu de Teorias e Metodologias da Educação

Instrução Normativa – Abono de Faltas

Instrução Normativa – Aproveitamento de Estudos