Geral
Partiu IF: Campus mobiliza secretarias de Educação e escolas de Sertão e Coxilha para que estudantes participem do programa
Na última sexta-feira, dia 28 de março, o Campus Sertão recebeu representantes das prefeituras e escolas dos municípios de Sertão e Coxilha. No encontro, a gestão e a coordenação pedagógica do Partiu IF do Campus Sertão apresentaram os objetivos do programa, o calendário de aulas e conversaram sobre os auxílios aos futuros estudantes, visando reforçar o apoio educacional com o intuito de que os discentes possam acessar, permanecer e concluir as aulas com êxito.
De acordo com o coordenador do Partiu IF do Campus, Rodrigo Ferronato Beatrici, a iniciativa amplia as possibilidades acadêmicas dos jovens, sendo fundamental que as secretarias municipais e as escolas se unam para garantir a implementação desta turma.
Sobre o Programa
Os cursos do PartiuIF – Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – serão oferecidos nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O Programa é voltado para estudantes do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas.
Os participantes terão aulas e atividades que visam recuperar aprendizagens e desenvolver habilidades e competências. Estarão em foco conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de atividades complementares como oficina de redação ou de resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional. Os alunos ainda receberão um auxílio mensal de R$ 200,00, como incentivo à permanência e ao bom desempenho no programa.
O PartiuIF busca reforçar os conhecimentos e ampliar as oportunidades dos participantes em relação ao ensino médio. É uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com instituições federais de ensino.
As atividades serão desenvolvidas de forma presencial e devem ocorrer de abril a novembro. Os dias da semana e horários serão divulgados em breve, mas a estimativa é que o estudante precise se dedicar 10 horas por semana ao programa.