Início do conteúdo

Integrantes do Profor-EXT no Campus Sertão participarão de encontro nacional na próxima semana


Entre os dias 23 e 26 de setembro de 2024, os integrantes do Projeto de Formação em Assistência Técnica e Extensão Rural para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030 (Profor-EXT) no Campus Sertão participarão do Encontro Nacional Intercâmbio e Nivelamento Conceitual-Metodológico das Experiências de ATER, no Delta do Parnaíba, Piauí. O evento reunirá 16 instituições de diversas regiões do Brasil e faz parte de um esforço nacional de fortalecimento das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A coordenação do encontro está a cargo do Ministério do Desenvolvimento Agrário, responsável pelo financiamento do programa. O encontro visa promover a troca de experiências entre as diversas instituições e profissionais envolvidos com ATER em diferentes contextos rurais do Brasil, permitindo um nivelamento conceitual e metodológico.

Do Campus Sertão, participarão os docentes supervisores Elói Da Rosa Soares e David Peres Da Rosa, a residente Taciane Regina Dos Santos e a bolsista Suelen Eduarda Kaminski, juntamente com os Agentes Locais de Formação (ALFs) Vitória Borges Fabro da Silva, Nathália dos Santos Paim, Ketlin Cristina Cassemiro de Almeida e Natalícia dos Santos Pimentel (do assentamento Dom Orlando Dotti, Esmeralda/RS), João Pedro Oruoski de Oliveira (do assentamento Bom Recreio, Passo Fundo/RS), Sibeli Martins dos Santos e Patrícia Aguiar da Silva Albani Pinto (do assentamento Seguidores de Natalino, Ibiaçá/RS), e Gabrieli Ardenghi Stumm (do assentamento Três Pinheiros, Sananduva/RS).

O encontro servirá para capacitar e alinhar as atividades de assistência técnica, promovendo a integração entre as diversas realidades agrárias do Brasil e ampliando o conhecimento sobre métodos e práticas de extensão rural.

A coordenadora do Profor-EXT no Campus Sertão, a docente Raquel Breitenbach, espera que o Encontro Nacional proporcione a troca de experiências entre as instituições participantes. “Que possamos captar ações para implementar no desenvolvimento do projeto no Campus Sertão e, também, compartilhar o que a gente vem fazendo e como que a gente vem fazendo”, complementa.

 

Sobre o programa

O objetivo principal do programa é promover ações de extensão entre as Unidades Familiares de Produção Agrária e acadêmicos de diversas áreas do conhecimento. Essa interação visa a geração e apropriação coletiva de conhecimentos, construção, inovação, empreendedorismo e adaptação de tecnologias sustentáveis para a agricultura familiar.

As atividades do Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para Agenda 2030 (PROFOR-EXT) estão sendo desenvolvidas em diversos assentamentos do Rio Grande do Sul, em parceria com o MDA, COCEARS e INCRA. Os assentamentos beneficiados incluem:

Dom Orlando Dotti, Esmeralda, com 143 famílias
Bom Recreio, Passo Fundo, com 37 famílias
Seguidores de Natalino, Ibiaçá, com 23 famílias
Três Pinheiros, Sananduva, com 64 famílias

Fim do conteúdo