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Para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, NAPNE do Campus avalia as ações do Núcleo em 2024


Na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, integrantes do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Sertão avalia suas ações no fortalecimento de uma educação inclusiva e acessível, fazendo um balanço do trabalho desenvolvido no ano letivo de 2024. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa data é um chamado global para a promoção dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs) e para a construção de uma sociedade mais equitativa.

O NAPNE do Campus Sertão desempenha um papel como agente transformador, identificando e superando barreiras no acesso à educação. De acordo com a psicóloga Gabriele Albuquerque Silva, entre as ações do núcleo destacam-se a elaboração de Planos Educacionais Individualizados (PEI), o acolhimento a estudantes e famílias, além da realização de formações e projetos que promovem uma comunidade acadêmica mais inclusiva.

Destaques de 2024

Entre as iniciativas do núcleo neste ano está o evento “Conexões que Transformam: Diálogos e Práticas na Educação Especial Inclusiva”, realizado em 19 de outubro. A programação contou com a palestra da psicóloga e doutora em Educação Fabíola Giacomini e três oficinas temáticas: Um Olhar sobre o Autismo, conduzida por professoras da Escola de Autistas da rede municipal de Passo Fundo; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), ministrada pela psicóloga Gabriele Albuquerque Silva e o estagiário de psicologia Jonatan Delanora; e o Plano Educacional Individualizado (PEI), facilitada por João Anselmo Meira, coordenador do NAPNE, e pela psicopedagoga Bruna Uberti.

Além disso, o projeto de extensão “Ações Educativas sobre Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Social” promoveu atividades formativas na Escola Estadual Engenheiro Luiz Englert, envolvendo alunos e professores.

Outro destaque foi o curso “Alfamãosear em Libras: Integrando Vivências e Emancipando Conhecimentos na Educação de Surdos”, coordenado pela docente Andreia Mendiola Marcon. Realizado em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), o curso une teoria e prática para construir experiências significativas, promovendo o diálogo e fortalecendo a educação bilíngue de crianças surdas.

Compromisso com a Inclusão

Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a psicóloga Gabriele reafirma o compromisso do NAPNE “com uma educação inclusiva, defendendo a diversidade como pilar essencial para o desenvolvimento de uma sociedade justa. Por meio de suas ações, o núcleo promove cidadania e capacitação, garantindo que estudantes com necessidades específicas possam acessar o mercado de trabalho e exercer plenamente seus direitos”. Para Gabriele, a construção de um ambiente inclusivo é um desafio diário, mas também uma oportunidade de transformar a comunidade acadêmica em um espaço mais acolhedor para todos. “Aproveitamos a data para reconhecer e homenagear aqueles que atuam pela inclusão, lembrando que o respeito às diferenças é uma responsabilidade compartilhada. Por um futuro sem barreiras, em que todos tenham as mesmas oportunidades para aprender e crescer”, acrescenta.

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