Oitava edição dos Jogos do IFRS teve três dias de intensa programação

De 29 de junho a 1º de julho, os 600 participantes disputaram cerca de 200 partidas coletivas e mais as diferentes provas de atletismo. As delegações retornaram aos campi com aprendizados, histórias para contar e medalhas! Agora, os vencedores começam a preparação para os Jogos Regionais dos IFs, que será em Blumenau.

Foram cerca de 200 partidas de esportes coletivos e mais as provas das diferentes modalidades de atletismo. Uma programação intensa, que começava às 8h e se encerrava à noite, movimentando o Campus Sertão e as quadras das cidades de Sertão e Coxilha. A oitava edição dos Jogos do IFRS ocorreu de 29 de junho a 1º de julho de 2023 e reuniu mais de 600 estudantes e servidores de 16 campi.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Marlova Benedetti, os Jogos são um dos eventos mais esperados pelos estudantes e também um dos que mais exige energia e trabalho da Proex e das pró-reitorias apoiadoras. “Foram quase 120 horas de competição, então nos demanda bastante, mas a gente faz com alegria por saber que é um dos momentos mais esperados pelos nossos estudantes. Nos demanda também muita responsabilidade. Ficamos responsáveis por quase 600 alunos na etapa Sertão. Em quadra eles dão tudo de si e isso às vezes pode gerar algum tipo de desgaste. Temos o comprometimento de estar com eles desde quando saem até voltarem para suas casas, íntegros”, comenta.

Entre os diferenciais desta edição, a pró-reitora destaca: alguns campi que ainda não tinham conquistado medalhas desta vez saíram medalhistas. “Nossa ideia é todos os campi conquistarem um resultado satisfatório para eles, terem a chance de ir para os jogos regionais e até para os nacionais.” Marlova cita ainda que, pela primeira vez, os Jogos tiveram uma atividade cultural, realizada no primeiro dia. A ação foi idealizada e estruturada pela professora Agnes Schmeling (em memória), do Campus Osório, e o grupo resolveu manter, mesmo sem a presença dela. “Foi muito emocionante e importante.”

Para além das disputas

As disputas esportivas são o objetivo principal dos Jogos, mas o resultado vai além. Após o trabalho prévio e os três dias de programação, quando o evento termina, o sentimento é de alegria. “O que fica são os pontos positivos: a integração, uma torcida vibrando por outro campus, os abraços e choros, sejam de alegria ou por não ter conquistado o resultado esperado”, afirma Marlova.

As oportunidades de integração, a troca de experiências e os aprendizados dentro e fora de quadra, como respeitar os colegas, torcer, comemorar ou apoiar nos resultados voltam como bagagem para quem participa. Vivências que deixam saudade e agora viram histórias para serem contadas aos colegas que este ano não estiveram no evento.

Obs: O álbum de fotos completo e uma matéria em vídeo serão divulgados nos próximos dias. Acompanhe o site e as redes sociais do IFRS.

Rumo aos Jogos Regionais

Os Jogos do IFRS são voltados a estudantes com idade de até 19 anos. A oitava edição ocorreu em duas etapas: a primeira no Campus Bento Gonçalves, em 21 de junho de 2023, com as modalidades de xadrez e tênis de mesa. A segunda no Campus Sertão, com atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia, com equipes masculinas e femininas.

Os atletas vencedores nas diferentes modalidades dos Jogos do IFRS participarão dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023, em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. A exceção é o xadrez, no qual os oito melhores classificados, masculino e feminino, participam de treinamentos e, após, serão feitas seletivas para definir os  representantes do IFRS nos Jogos Regionais.

Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e dos professores de educação física dos campi.

Resultados da etapa Sertão do 8º Jogos do IFRS:

Modalidade 1º colocado 2º colocado 3º colocado
Vôlei de praia M Bento Gonçalves Rio Grande Vacaria
Vôlei de praia F Feliz Bento Gonçalves Caxias do Sul
Futsal M Ibirubá Sertão Viamão
Futsal F Ibirubá Feliz Bento Gonçalves
Vôlei M Ibirubá Erechim Rio Grande
Vôlei F Caxias do Sul Vacaria  Ibirubá
Basquete M Sertão  Ibirubá Canoas
Basquete F Sertão Osório Farroupilha
Handebol M  Ibirubá Sertão Vacaria
Handebol F Canoas Sertão Vacaria