Início do conteúdo

Oficina de equoterapia é ofertada à servidores


Servidores do Campus tiveram a oportunidade de vivenciar, por meio de uma oficina teórica e prática, as atividades de equoterapia que são desenvolvidas no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo.

 

A oficina, ofertada por adesão a todos os servidores do Campus, foi promovida pela Coordenação de Gestão de Pessoas, em parceria com a Coordenação Geral de Extensão, e ministrada pelo Professor Marcos de Oliveira, coordenador do Programa de Extensão.

 

Aos participantes oportunizaram-se atividades físicas, lúdicas e prazerosas, vivenciando momentos terapêuticos e educacionais, por meio do cavalo, aliando saúde, equitação e estimulando os sentidos de superação, de autoconfiança e autoestima, de integração social, melhorando os aspectos cognitivos e promovendo a sensação de bem-estar.

 

Destaca-se que a equoterapia, no contexto da qualidade de vida, pode ser vista como um estímulo para a realização de atividades físicas, podendo, ainda, proporcionar melhoria no aspecto psicológico, social e, principalmente, na relação de confiança entre os praticantes e os cavalos, bem como entre o grupo de praticantes que compartilham o mesmo espaço, na busca da superação das dificuldades quanto à montaria e andadura dos equinos.

 

Qualidade de vida tem se tornado um tema em destaque na sociedade em geral, especialmente, no campo da saúde. A atividade física (que pode ser definida como qualquer movimento corporal produzida pela musculatura esquelética que resulte em gasto de energia progressiva) é um dos pilares para se promover a qualidade de vida e, aliada à utilização de cavalos devidamente treinados para tal situação, torna-se um recurso cognitivo e de socialização, além dos já conhecidos ganhos físicos.

 

Pretende-se, gradativamente, possibilitar opções para que os servidores participem de atividades de promoção à qualidade de vida.

 

Fim do conteúdo