[O Campus Publica] Servidora do Campus tem artigo sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem publicado

A professora Cheila Graciela Gobbo Bombana, publicou, na última edição da Revista Teias, o artigo “As Metodologias Ativas como potencializadoras do Sistema Atencional: do presencial ao remoto usando Design Thinking”.

O artigo, que foi escrito pela professor Cheila e seu orientador de mestrado, Adriano Canabarro Teixeira (UPF), busca responder à pergunta “Quais são as influências de processos educativos remotos baseados em Metodologias Ativas de Aprendizagem sobre o Sistema Atencional de estudantes de ensino médio integrado do IFRS – Campus Sertão?”.

Com acesso facilitado a tantas informações, os alunos têm mais dificuldade em manter atenção, especialmente na modalidade remota, o que prejudica seu processo de aprendizagem. “Nem sempre, despertar a atenção é o mais difícil, mas sim, mantê-la por longos períodos”, afirma a autora, no artigo.

A pesquisa foi feita com os alunos do 3º ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. A pandemia de Covid-19 suspendeu todas as atividades letivas presenciais no IFRS a partir do dia 16 de março de 2020. Com isso, houve a necessidade de adaptação do método da intervenção pedagógica e parte da pesquisa de campo aconteceu em formato híbrido (integração entre o ensino presencial e propostas de ensino online) e outra parte em formato totalmente remoto.

As Metodologias Ativas de Aprendizagem seguem os seguintes princípios: o aluno como centro o processo de aprendizagem; o professor como mediador, facilitador, ativador; autonomia;
reflexão; problematização da realidade, trabalho em equipe e inovação.

Confira o artigo completo AQUI

Veja mais: