Início do conteúdo

Núcleo de Música lança podcast


O Núcleo de Música é um projeto de ensino e atua no âmbito da Educação Musical do IFRS-Sertão. Coordenado pelo professor Felipe Batistella Alvares, tem como objetivo promover a aprendizagem da linguagem específica da música em seus aspectos teóricos e práticos.

Faz parte do cotidiano do projeto a realização de estudos a respeito da música e de suas articulações com as diferentes manifestações artísticas e culturais, buscando compreender a partir de quais contextos emergem determinados gêneros musicais e como os artistas constituem suas identidades e criam suas obras num determinado espaço e tempo.

Para alcançar estes objetivos, uma das ações desenvolvidas neste ano foi a criação dos primeiros podcasts do Núcleo de Música. Inauguram estas produções dois podcasts:

➤ Gêneros Musicais: produzido pelos bolsistas Fábio Rafael de Vargas, Glauber Ribeiro e Samuel M. de Oliveira (do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática), tem como temática as origens, características e principais atores dos diferentes gêneros musicais.

Mulheres na Música: produzido pelas bolsistas Júlia Grando (do curso de Bacharelado em Agronomia) e Vivian Franklin (do Técnico em Agropecuária).O podcast pesquisa e apresenta a vida e a obra de compositoras, cantoras, instrumentistas e maestrinas que fazem parte da história da música.

Os programas serão lançados quinzenalmente nas plataformas Spotify, Anchor e Breaker e também nas redes sociais Facebook e Instagram. Nesta semana, convidamos a todos para escutar o primeiro episódio do podcast Gêneros Musicais, que tem como tema o “Samba”. Acesse: https://anchor.fm/podcast-gneros-musicais

Fim do conteúdo