Geral
Núcleo de Estudos em Solo e Máquinas Agrícolas (NESMA) firma parcerias com empresas do setor agrícola e amplia estrutura para aulas práticas no Campus Sertão
O Núcleo de Estudos em Solo e Máquinas Agrícolas (NESMA) do Campus Sertão, coordenado pelo professor David Peres da Rosa, firmou, nos meses de novembro e dezembro, importantes parcerias com empresas do setor agrícola. As articulações resultaram em novos equipamentos, melhorias na infraestrutura e apoio técnico para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do campus. As parcerias foram articuladas com três empresas: Kuhn do Brasil, J.Assy e Inel Agricultura.
A Kuhn do Brasil é uma empresa multinacional com sede na França e atuação mundial na produção de máquinas para os setores vegetal e animal. No Brasil, a empresa está instalada em Passo Fundo (RS), onde fabrica semeadoras e pulverizadores e realiza a importação de equipamentos voltados à produção animal. A J.Assy é uma empresa 100% brasileira, com centros de pesquisa e desenvolvimento em São Paulo e Curitiba, matriz industrial em Caldas Novas (GO) e centro de distribuição em Maringá (PR). A empresa é referência na produção de discos de semeadura, dosadores de sementes e fertilizantes, além de controladores utilizados em semeadoras. Já a Inel Agricultura é uma empresa sediada em Passo Fundo (RS) e atua no desenvolvimento de soluções eletrônicas para o setor agrícola. Seu portfólio inclui monitores de semeadura, piloto automático, controladores de pulverização e sistemas automatizados de semeadura e distribuição.
As reuniões com as empresas contaram com a participação do coordenador do NESMA, professor David Peres da Rosa, do diretor de Produção Agropecuária do campus, Alex Colombelli, e do diretor de Desenvolvimento Institucional, Márcio Luis Vieira. Os encontros resultaram na formalização das parcerias e na definição das ações.
De acordo com David, com a Kuhn do Brasil ficou acordado a reforma e a atualização técnica da semeadora e do pulverizador utilizados nas aulas práticas, além da doação de pulverizadores, visitas técnicas à fábrica e a participação de profissionais da empresa em atividades acadêmicas. A parceria com a J.Assy prevê a doação de discos de semeadura para soja, milho e sorgo, dois exemplares do dosador de sementes Titanium e a cessão de dosadores de fertilizante para uso em testes científicos. A Inel Agricultura proporcionará melhorias na automação elétrica da semeadora, que passará a operar de forma autônoma, com taxa variável e compensação em curvas. Também disponibilizará piloto automático para uso na pulverização, controlador de pulverização (com impacto ambiental e financeiro significativo na produção) e automação do distribuidor centrífugo, além de acompanhamento técnico nas aulas da área. “As parcerias representam um investimento estimado em mais de R$ 300 mil para o setor de mecanização agrícola do campus. Essas conquistas permitem manter os equipamentos atualizados e garantem que os estudantes tenham acesso a tecnologias utilizadas no mercado, fortalecendo a formação técnica e profissional”, destaca o coordenador do NESMA.