NOTA À COMUNIDADE: IFRS – Campus Sertão tem mais de 30% do orçamento de 2019 bloqueado

O IFRS – Campus Sertão será diretamente atingido pelo bloqueio de recursos direcionado às instituições federais de ensino anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta semana.

O bloqueio afetará profundamente a continuidade das atividades acadêmicas do Campus, pois representa 39,7% do valor previsto no orçamento de 2019, ou seja, cerca de R$ 2.100.000,00. Assim, o orçamento cairá de R$ 7.312.312,00 para R$ 5.212.312,00.

Segundo o MEC, os critérios foram “operacionais e técnicos para todas as universidades e institutos federais”. O bloqueio chega a R$ 2.5 bilhões em todo o país.

Desta forma, na sexta-feira, dia 03 de maio, o Colégio de Dirigentes do IFRS definiu a suspensão de algumas ações e na próxima quarta-feira, dia 08 de maio, toda a comunidade acadêmica do Campus estará reunida para se inteirar da situação.

Destacamos que o IFRS – Campus Sertão, que em 2019 completa 62 anos, possui cerca de 1.500 alunos, vindos de 178 municípios de 13 diferentes estados do Brasil, distribuídos em 06 cursos técnicos, 09 cursos superiores e 01 curso de pós-graduação. Também, conta com 203 servidores efetivos e 59 servidores terceirizados.

Diante disto, estamos refazendo cálculos e prevendo novos cortes para que possamos concluir o ano, garantindo ao menos o funcionamento das aulas. É importante esclarecer que o funcionamento do Campus será de forma precária, uma vez que já trabalhávamos com o mínimo possível por conta do corte realizado anteriormente de R$ 949.000,00 em relação ao ano de 2018.

A esperança é que o Conselho Nacional dos Institutos Federais (CONIF), que se reunirá entre os dias 14 e 16 de maio, consiga sensibilizar o Ministério da Educação para a reversão do quadro, sob pena de que muitas unidades poderão paralisar suas atividades.