NEABI participa de atividade em alusão ao dia internacional da mulher

No dia 08 de março, dia internacional da mulher, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS Campus Sertão foi convidado a participar das atividades em alusão ao dia da mulher organizadas pela Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Faustino Ferreira Doble no município de Cacique Doble/RS.

A tarde de atividades foi organizada para as mulheres da comunidade indígena, especialmente para as mães e mulheres responsáveis dos/das estudantes desta escola.

Estiveram presentes na atividade os servidores do Campus e membros do NEABI Daniela Lippstein, Darci Emiliano e Leandro Friedrich.

A professora Dra. Daniela Lippstein apresentou uma fala sobre os “Direitos Humanos, empoderamento e políticas públicas de fortalecimento das mulheres”. Além disso, foram desenvolvidas oficinas a partir da orientação do projeto “Oficinas permanentes – arte e diversidade”, coordenado pela docente e membra do NEABI Lilian Cláudia Xavier Cordeiro. Foram duas dinâmicas: a primeira “sentimentos coloridos” para desenvolver o trabalho em equipe, a liderança, a convivência com as diferenças e as afinidades; e a outra “construindo a nossa história”, um exercício de empoderamento, de cada mulher participante como autora da sua própria história. Em ambas as atividades, foram utilizados materiais para permitir a participação e a expressão das participantes.

O coordenador do NEABI, professor Leandro Friedrich, aproveitou a atividade para conhecer a escola pessoalmente e para divulgar as oportunidades que o IFRS Campus Sertão oferece para a comunidade.