Geral
NEABI fortalece vínculo do Campus Sertão com comunidades quilombolas e ações regionais de igualdade racial
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Sertão esteve presente em duas importantes iniciativas de fortalecimento da cultura, identidade e direitos das populações negras e tradicionais, no último sábado, 05 de julho.
Pela manhã, integrantes do NEABI participaram do encerramento do projeto “Raízes em Movimento” no Quilombo da Mormaça, em Sertão. A atividade contou com a oficina “História e Indumentária Afro-Brasileira”, conduzida pela especialista em design de moda e artes, Tânia Mara Duda, que criou composições de vestuário e acessórios para valorizar a identidade negra.
O momento foi finalizado com uma sessão de fotos realizada pelo fotógrafo Diogo Zanatta, evidenciando a força e a expressão de cada mulher quilombola. O professor Beto, da Abará Capoeira de Getúlio Vargas, também esteve presente, trazendo o som do berimbau e reflexões sobre a cultura e a luta coletiva do povo preto.
A cobertura fotográfica está disponível aqui.
No mesmo dia, o NEABI representou o Campus Sertão na 1ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial. O encontro teve como tema “Por Direitos, Justiça e Equidade: Fortalecendo as Vozes dos Povos Tradicionais” e reuniu representantes da comunidade negra, quilombola, indígena, cigana e de povos de terreiro, além da sociedade em geral.
A conferência contou com painéis, relatos de vivências, debates e grupos de trabalho, culminando na eleição dos(as) delegados(as) que representarão a região na etapa estadual, marcada para agosto, em Porto Alegre. Conforme o coordenador do NEABI, Leandro da Silva Friedrich, o evento marcou um momento de diálogo, construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas para combater o racismo, valorizar identidades étnico-raciais e garantir direitos. Leandro agradece o convite da coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de Passo Fundo, Mara Cavalheiro, e parabeniza toda a organização pela iniciativa fundamental para o avanço da equidade e da justiça social.
Fotos: Diogo Zanatta