Geral
NAPNE do Campus Sertão realiza evento sobre inclusão na educação especial
No dia 19 de outubro, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus realizou a primeira edição do evento Conexões que Transformam: diálogos e práticas na educação especial inclusiva. Com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade na educação, o encontro reuniu profissionais da área, estudantes e a comunidade local em um dia repleto de aprendizado e troca de experiências.
A manhã foi marcada pela palestra da psicóloga, psicanalista e doutora em Educação, Fabíola Giacomini, que destacou a importância da inclusão no ambiente escolar. Já no período da tarde, três oficinas temáticas abordaram assuntos fundamentais para a educação especial inclusiva: Um olhar sobre o autismo, conduzida pelas professoras da Escola de Autistas da rede municipal de educação de Passo Fundo; Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), facilitada pela psicóloga e mestre em Educação, Gabriele Albuquerque Silva, e pelo estagiário de psicologia Jonatan Delanora (Atitus Educação); e a oficina sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), ministrada por João Anselmo Meira, coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus, juntamente com a psicopedagoga Bruna Uberti.
O evento contou com as intérpretes de Libras durante as atividades, Tatiane Lima Cigognini e Ariele de Lima, que garantiram a acessibilidade plena aos participantes surdos. Além disso, estiveram presentes profissionais de outras instituições, escolas da região, e docentes e discentes do Campus Sertão.
Para João Anselmo Meira, coordenador do evento, o sucesso da iniciativa se deu graças à dedicação de uma comissão organizadora multidisciplinar, formada por profissionais e estudantes: Gabriele Albuquerque Silva, Andreia Mendiola Marcon, Cristina França, Vanessa Neckel, Naiara Migon, Jéssica Romanoski, Bruna Uberti, Ana Laura Uberti Fantinel, Carla Diefenbach, Nick de Abreu e Ruan da Silva Picolli. João também anunciou que a segunda edição do evento já está sendo planejada para o próximo ano, com muitas novidades.
O NAPNE agradece a todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso do evento e reforça a importância de continuar construindo espaços de diálogo e práticas inclusivas na educação.