Início do conteúdo

Mulheres Mil: tem início curso de masseira para mulheres quilombolas de Sertão


Na última quarta-feira, 16 de outubro, o Campus Sertão deu início a um curso de capacitação na área de alimentação para 25 mulheres das comunidades quilombolas da Mormaça e Arvinha. A cerimônia de abertura ocorreu no salão comunitário de Arvinha e contou com a participação de Leila Schwartz, coordenadora geral do Programa Mulheres Mil no IFRS, que ressaltou a importância da formação para a geração de renda e fortalecimento econômico dessas comunidades. Também participaram as professoras do curso, a coordenadora Adjunta da Bolsa de Formação Mulheres Mil, no âmbito do Campus Sertão, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro e a supervisora do curso, Renata Gonçalves Rodrigues.

A demanda pelo curso, voltado para a formação de masseiras, partiu das próprias mulheres dos quilombos, que vislumbram o desenvolvimento de uma agroindústria ou até mesmo uma cooperativa local, contribuindo para sua autonomia econômica. O curso é realizado nas comunidades e utiliza a estrutura dos laboratórios da instituição.

Eva Daniele Lopes da Silva, liderança da comunidade, foi uma das representantes ativas no processo de construção dessa iniciativa. Em uma reunião realizada em 23 de julho no Campus Sertão, ela destacou a relevância da formação em alimentos para as mulheres quilombolas.

O Programa Mulheres Mil, uma política pública federal, visa oferecer oportunidades educacionais e de geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, abordando desigualdades regionais e atendendo mulheres em contextos de pobreza e baixa escolaridade.

Fim do conteúdo