MOSTRA ARTÍSTICA: Percursos Criativos dos Estudantes do Curso TMSI

A professora da disciplina de Cultura, Arte e Comunicação, Elisa Iop, convida a comunidade acadêmica para prestigiar a Mostra Artística: Percursos Criativos dos Estudantes do Curso TMSI, localizada nos corredores do prédio central (A1), até o dia 21 de dezembro de 2022.

Sobre a mostra, Elisa explica que:

Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos pelos estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática (TMSI) – Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Sertão, na disciplina Cultura, Arte e Comunicação.

Tendo como referência o conceito de cultura enquanto aprendizagem cultural baseada em símbolos (Clifford Geerzt, 1973), foram desafiados a realizar um desenho que respondesse a seguinte pergunta: se você fosse um símbolo visual, qual seria? A produção artística revelou aspectos significativos relacionados as identidades culturais dos estudantes, suas personalidades e visões de mundo, entre outros aspectos.

A partir do estudo da arte pré-histórica, internacional e brasileira, principalmente da arte rupestre, produziram pinturas utilizando-se de tintas naturais confeccionadas com cores diferentes de terra, beterraba, açafrão, colorau, carvão, erva-mate, etc. As itaquatiaras, incisões e/ou gravuras rupestres encontradas em diversas regiões do Brasil, destacando—se a Pedra do Ingá, em São João do Bacamarte, Paraíba (PA), desencadearam a realização de isogravuras, técnica de fazer gravura utilizando-se do isopor.

O Impressionismo, movimento artístico que surgiu na França no início do século XIX a partir da obra “Impressão, nascer do sol” (1872) de Claude Monet, foi a fonte de referência para a produção de pinturas “ao ar livre” que buscaram captar as nuances da paisagem natural do IFRS – Campus
Sertão.

O estudo da arte moderna, especificamente das vanguardas europeias (expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo) culminou na realização de produções audiovisuais que objetivaram explorar a estética desses movimentos artísticos. O trabalho foi realizado em parceria com a disciplina de Produção Audiovisual, ministrada pelo professor Cauan Borges Canilha. Apresentamos alguns trabalhos que fizeram parte dos cenários dessas produções, pois em outro momento faremos uma mostra dos vídeos produzidos pelos estudantes.

A leitura de imagens de obras que fizeram parte da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como de movimentos subsequentes como o Pau- Brasil e o Movimento Antropofágico, originaram a produção de releituras, criações artísticas que conferiram novos significados as obras referenciais escolhidas pelos estudantes.

Veja mais AQUI.