Memorial do IFRS – Campus Sertão

No último dia 29, as professoras Elisa Iop e Luciana de Oliveira receberam os servidores Caroline Cataneo, Assistente de Administração da Pró-Reitoria de Extensão, Guilherme Garcia Teixeira, Arquivista, e Claudineli Carin Seiffert, Técnica em Arquivo, ambos da Pró-Reitoria de Administração/Coordenadoria de Gestão Documental, no Memorial do IFRS – Campus Sertão. A visita, que teve por objetivo conhecer o espaço e a forma com a qual o acervo documental está sendo organizado e catalogado, igualmente assinalou o diálogo entre a gestão de acervos e políticas de memória promovidas pela instituição através do Núcleo de Memória.

Durante a visitação, que ocorreu ao longo do dia, os servidores conheceram as instalações do Memorial do IFRS – Campus Sertão e, reunidos com as docentes, que são coordenadora e vice-coordenadora do espaço, tomaram conhecimento, através da fala da professora Elisa Iop, de como o Memorial se organizou e se consolidou como importante lugar de memória da instituição e da comunidade local. Segundo pontuou a professora Elisa, “o espaço foi pensado e articulado a partir de sua dinamicidade junto ao acervo e a comunidade local e escolar”. Os servidores também participaram da visita guiada à exposição “Fragmentos e nossa história”, onde puderam conhecer não apenas a história do campus e seu entorno mas, sobretudo, observar a diversidade documental que compõe o acervo documental e histórico do Memorial.

No período da tarde, com a presença do Diretor-Geral do Campus prof. Odair José Spenthof e a participação do bibliotecário Victor de Carvalho Gonçalves e dos professores Verônica Wegner e Roberto Sander, foi realizada uma reunião para apresentar aos servidores da Reitoria do IFRS o Banco de Dados do Memorial do IFRS – Campus Sertão. Na ocasião, a professora Luciana de Oliveira mostrou como o acervo estava sendo organizado e catalogado através do sistema. Com o objetivo de sistematizar grande número de objetos constantes no acervo, o Banco de Dados oferece uma ampla visão do material que, até o presente, está sob a salvaguarda da instituição. Como atentou Luciana, “a importância desse instrumento é, além de seu cunho organizacional, centralizar a vasta documentação histórica existente no campus”. Ao final do encontro, foram exibidas, ainda, as ações educativas levadas a cabo pelo Memorial junto à comunidade e alunos do IFRS.