Jornada Pedagógica: docentes têm primeira tarde de formação

Na tarde da última sexta-feira, dia 13, o Campus Sertão deu início à Jornada Pedagógica, edição 2024: um projeto de formação continuada que busca conectar os conhecimentos acadêmicos e os saberes resultantes da experiência dos diferentes profissionais da educação. O primeiro encontro teve como tema Os impactos e desafios da Revolução da Indústria 4.0 para o mundo do trabalho e foi conduzido pelo professor e pesquisador da Universidade do Minho, Portugal, Fernando Bessa Ribeiro.

O projeto, realizado anualmente, tem como objetivo problematizar e encontrar novas formas de responder aos desafios enfrentados pelas instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A escolha dos temas abordados na jornada é feita com base nas sugestões dos servidores e nas demandas identificadas no cotidiano da Instituição.

Até o mês de dezembro, serão realizadas mais quatro oficinas e palestras. Entre os temas a serem abordados estão: uso de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem, capacitação para elaboração de cursos MOOC no IFRS, vivências e barreiras da educação noturna, e práticas inclusivas para estudantes atípicos.