Início do conteúdo

Inovação social em comunidades quilombolas


O projeto de indissociabilidade “A inovação social transformando vazios institucionais nas comunidades quilombolas de Sertão” desenvolve ações que visam desenvolver mecanismos de autonomia e empoderamento socioeconômico nas comunidades quilombolas de Sertão (Arvinha e Mormaça), promovendo uma análise sobre inovação social.

 

A inovação social é compreendida como o desenvolvimento de soluções que gerem impacto na resolução de problemas sociais, transformando as realidades locais. Os vazios institucionais ocorrem quando os arranjos institucionais não permitem o pleno funcionamento do mercado acarretando inúmeras desigualdades sociais, seja pela ausência, fraqueza ou não cumprimento do papel que se espera das instituições que formam o tecido social.

 

Assim, dentre os resultados pretendidos pelo projeto está a identificação da inovação social como uma área promissora de pesquisa e como uma ferramenta capaz de trazer desenvolvimento para as comunidades pesquisadas, por meio da identificação de uma atividade econômica que possa gerar renda, capacitando os comunitários para a inserção no mercado econômico local.

 

Para tanto, são realizadas visitas periódicas às comunidades para a identificação da atividade econômica adequada. Trabalha-se com a metodologia Protocolo Comunitário, que tem como objetivo empoderar povos e comunidades tradicionais para dialogar com qualquer agente externo de modo igualitário, fortalecendo o entendimento da comunidade dos seus direitos e deveres e estabelecendo a importância da conservação da biodiversidade e de seu uso sustentável. Além disso, o Protocolo Comunitário é uma importante ferramenta de gestão de territórios, assim como do controle e da forma de uso de recursos naturais.

 

O projeto é coordenado pela Professora Manuela Rösing Agostini e conta com a contribuição do Professor Gustavo Margarites, da Técnica em Assuntos Educacionais Vanda Aparecida Favero Pino, da Bolsista Cássia Morás (aluna da Formação Pedagógica) e dos Voluntários Fernanda Souza de Oliveira, Rita Tatiane da Silva Miranda e Élinton Wojeiechowski.

 

Contato: [email protected]

 

Fim do conteúdo