Início do conteúdo

Inaugura neste dia 22/03 a Estação de Tratamento de Efluentes do Campus


No Dia Mundial da Água, o Campus inaugura uma obra essencial para a preservação do meio ambiente. Trata-se da Estação de Tratamento de Efluentes. A cerimônia será nesta quarta, dia 22/03, às 15 horas. A Estação de Tratamento era uma demanda latente da Instituição para atender as normas legais vigentes. O valor inicial foi de R$ 410.534,00 e o valor final com aditivo foi de R$ 443.682,15. O processo licitatório iniciou ainda em 2021 e a obra teve início em 5 de outubro de 2022.

A Estação tem capacidade para tratar 8 metros cúbicos de efluentes por dia. Nela, são tratados os dejetos do setor de Agroindústria, responsável pela transformação, processamento e industrialização dos mais diversos produtos, tanto de origem animal, como de origem vegetal, cujo processo produtivo gera efluentes com altas concentrações de compostos orgânicos dissolvidos, sólidos suspensos e óleos e graxas, e era uma das fontes mais poluidoras do Campus. Com o funcionamento da Estação de Tratamento, é possível realizar o descarte dos efluentes em condições que não afetam o equilíbrio do ecossistema.

Estão convidados a participar da inauguração, além de autoridades municipais, regionais e do IFRS, toda a comunidade acadêmica do Campus.

 

Fim do conteúdo