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IFRS revê o planejamento anual diante dos cortes no orçamento


As atividades que serão preservadas e as que necessitarão de adiamento devido ao bloqueio no orçamento do IFRS foram definidas pelo Colégio de Dirigentes (CD) da instituição. A decisão foi tomada durante reunião realizada na segunda e na terça-feira, dias 20 e 21 de maio de 2019, no Campus Porto Alegre e é válida para a Reitoria e para os 17 campi. O CD é composto por diretores-gerais dos campi, pró-reitores e reitor.

Na avaliação, os dirigentes consideraram prioritária a manutenção de ações que impactam diretamente nos estudantes. Desta forma, as atividades de ensino, pesquisa e extensão serão preservadas ao máximo:

  • Assistência Estudantil – os auxílios financeiros aos estudantes e os auxílios-moradia estão preservados;
  • Contratos com terceirizados (implicam prestação de serviços continuados, como limpeza, portaria e segurança) – estão preservados, pois, devido à redução do orçamento do IFRS desde o ano de 2015, não resta margem para novos cortes de postos de trabalhos (no ano de 2015, o IFRS contava com uma média de 33 trabalhadores terceirizados por campus; neste ano de 2019, a média é de 17);
  • Bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão – estão preservadas, com os objetivos de não afetar a formação integral dos estudantes e de evitar perdas irreparáveis nos projetos em andamento;
  • Recursos para compra de equipamentos e manutenção de projetos (Auxílio Institucional de Incentivo à Produção Científica e/ou Tecnológica – AIPCT e Programa de Apoio Institucional à Extensão – PAIEX) – estão temporariamente suspensos;
  • Eventos que demandam deslocamento de servidores e estudantes – estão temporariamente suspensos;
  • Capacitações para servidores – estão suspensas capacitações individuais e novas bolsas de qualificação para servidores. As capacitações coletivas serão mapeadas e avaliadas;
  • Reuniões – a orientação é para que reuniões de Comitês, Comissões, Fóruns e Grupos de Trabalho que demandam deslocamento de servidores entre as unidades sejam realizadas por webconferência. Quando estritamente necessárias reuniões presenciais, será mapeado o local que implica o menor custo para o grupo de participantes como um todo;
  • Diárias – estão liberadas apenas as essenciais para o funcionamento da instituição.

Devido às suas especificidades, nos campi agrícolas, os serviços terceirizados que envolvem as atividades agropecuárias,  a alimentação e cuidado com animais e a manutenção de plantações serão garantidos.

Caso não haja reversão no bloqueio orçamentário, ocorrerá nova avaliação e outras definições serão divulgadas. “Independentemente das medidas que tomarmos, não há como manter o funcionamento até o final do ano se o corte não for revertido”, lamenta o reitor, Júlio Xandro Heck.

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