Geral
IFRS oferece Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas
Para estimular que indígenas tenham acesso a cursos técnicos e superiores, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) passou a ofertar um processo seletivo especial para estudantes indígenas. Nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2019, foram publicadas as orientações para a seleção e os cursos oferecidos. São 294 vagas em cursos gratuitos, para ingresso no primeiro semestre de 2020 nos 17 campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (POA), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Esse é o segundo processo seletivo especial indígena, iniciativa oriunda da Política de Ingresso Especial e Permanência do Estudante Indígena do Instituto, aprovada em abril deste ano. O documento prevê também ações de apoio pedagógico específicas para esses estudantes, com o objetivo de facilitar a permanência e incentivar que eles concluam os estudos com êxito.
Sobre as inscrições: As inscrições para o Processo de Ingresso Especial para Estudantes Indígenas podem ser feitas até o dia 12 de janeiro de 2020, por formulário online ou impresso. Os campi participantes disponibilizam computadores com acesso à internet e impressora para os candidatos que necessitarem. Não há taxa de inscrição. Todas as informações podem ser conferidas no Edital nº 66/2019 e anexos. Vale reforçar que todos os cursos do IFRS são gratuitos.
Sobre a seleção: A seleção se dará por meio de prova de redação, para os cursos de graduação; e por sorteio, para os cursos de nível técnico. A prova e o sorteio serão no dia 17 de janeiro de 2020. O ingresso ocorrerá no primeiro semestre letivo de 2020. Mais informações estão no Edital nº 66/2019 e anexos.