IFRS é uma das 50 “fábricas de conhecimento” do Brasil, segundo a USP

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está entre as 50 instituições de pesquisa do país com maior participação em publicações científicas entre 2014 e 2018. A análise foi feita com informações da Web of Science – base de dados que possibilita a identificação de artigos de periódicos em diversas áreas do conhecimento. O ranking de produção científica também revela que o IFRS é o único Instituto Federal (IF) entre os listados.

Das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos cinco anos, 44 são universidades (36 federais, 7 estaduais e 1 particular) e 5 são institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, além de um instituto federal de ensino profissional e tecnológico.

“O IFRS estar entre as 50 instituições com mais publicações científicas nos últimos cinco anos ressalta a alta qualificação dos docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes e consequentemente a capacidade que o IFRS possui de gerar conhecimento”, conclui o professor Eduardo Girotto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS.