Campus Sertão

Fim da navegação

IFRS divulga edital de apoio a projetos indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão

Está publicado o primeiro edital de projetos indissociáveis de pesquisa, ensino e extensão do IFRS. O Edital IFRS 02/2019 torna público o processo para submissão e análise de propostas para apoio aberto a todos campi. Os interessados têm até 6 de março de 2019 para envio de documentação prevista no Edital.

Serão destinados R$ 104 mil reais, provenientes da matriz orçamentária. Destes, R$ 56 mil reais são destinados para bolsas de estudantes e R$ 48 mil reais para custeio de projetos.

Das bolsas

Serão destinadas bolsas a estudantes de nível médio/técnico e superior, regularmente matriculados no instituto com período de vigência de 7 meses, conforme consta no Edital

O valor da bolsa é de R$ 400 reais mês para 16 horas semanais, R$ 300 reais mês para 12 horas semanais e R$ 200 reais mês para 8 horas semanais.  O número de bolsas disponibilizado será definido de acordo com a demanda e a disponibilidade orçamentária. Cada projeto será contemplado com, no máximo, o equivalente a duas cotas de bolsas de 16 horas semanais.

Dos recursos para custeio dos projetos

O valor máximo do auxílio solicitado por projeto indissociável é de R$ 4.800 (quatro mil e oitocentos reais), sendo somente para despesas de custeio, podendo ser aprovado valor menor que o solicitado de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Este é o primeiro Edital de apoio que contempla projetos indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão. “Era um fomento que faltava no IFRS. Falamos muito em indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, mas não tínhamos uma forma de apoio específico para projetos que contemplassem as três áreas. E agora teremos! Trata-se de um edital inovador e eu espero que surjam excelentes projetos!”, comenta o reitor, Júlio Xandro Heck.

Entre os objetivos do Edital estão:

•         Fomentar projetos indissociáveis de Pesquisa, Ensino e Extensão, que contribuam significativamente para o desenvolvimento e a disseminação de ações para a melhoria e o aperfeiçoamento dos Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais, nas áreas de abrangência dos campi do IFRS.
  •         Incentivar a integração do Pesquisa, Ensino e Extensão tendo em vista as demandas da sociedade.
  •         Proporcionar, às comunidades, formas de integração com os cursos, as atividades de investigação científica e extensão tecnológica desenvolvidas no IFRS.
  •         Estimular o desenvolvimento das atividades de extensão tecnológica e de pesquisa aplicada nos cursos do IFRS, com vistas ao desenvolvimento das comunidades de abrangência dos campi.
  •         Contribuir para a manutenção e permanência dos estudantes nos cursos do IFRS, ao estimular as atividades integradas de Pesquisa, Ensino e Extensão com os problemas e demandas da sociedade.