Início do conteúdo

História indígena na prática


Na manhã de ontem, dia 22 de abril, a turma do 2º ano do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (TMSI) realizou uma atividade teórica e prática na disciplina de História, ministrada pelo Docente Roberto Sander, com foco na cultura indígena (em 19 de abril é celebrado o dia do índio em todo Brasil).

 

Inicialmente, realizou-se um estudo em sala de aula sobre os aspectos históricos e culturais dos povos primitivos do Rio Grande do Sul, em especial Kaingang é Guaranis (características históricas, costumes, hábitos, saberes, educação e situação atual).

 

Posteriormente, a turma fez um tour histórico pelas dependências do Campus. O ponto de partida foi no hall de entrada do prédio central, visitando a exposição fotográfica – Missões Platinas (Roberto Sander). Seguiu-se para área da bovinocultura com o objetivo de desenvolver na prática o processo de construção do conhecimento científico em história e experienciar a dinâmica da arqueologia. O desafio dados aos discentes, enquanto “historiadores curiosos”, de buscar vestígios da cultura indígena foi concluído com sucesso ao encontrarem um possível vestígio arqueológico da cultura kaingang. Finalizando o tour, realizou-se a visitação a suposta casa subterrânea, remanescente da arquitetura indígena Kaingang, localizada na área da Antiga Estação Experimental do Trigo (atual área do Campus Sertão).

 

Na oportunidade, aproveitou-se para observar o conjunto histórico da arquitetura dos prédios da antiga Estação Experimental do Trigo, lembrando o contexto da primeira metade do século XX, onde as políticas agrícolas do trigo estiveram voltadas para esta região, buscando atender o melhoramento do trigo e a autossuficiência do grão no que se refere a produção de farinha para produção de pão.

 

De acordo com o Professor Roberto Sander “Foi uma manhã de muito conhecimento histórico, muita prática, caminhada e fortalecimento das relações entre professor e aluno, um momento singular da história do IFRS – Campus Sertão”.

 

Fim do conteúdo