Grupo MATPLA capta R$ 77.400,00 para o desenvolvimento de pesquisas

O grupo de pesquisa em Manejo e Tratos Culturais em Plantas de Lavoura (MATPLA), coordenado pelo professor Fernando Machado dos Santos, foi contemplado, entre 2020 e 2021, com R$ 77.400,00 de auxilio financeiro à pesquisa.

Os valores, destinados à concessão de bolsas para discentes, aquisição de materiais de consumo e equipamentos de uso permanente, são oriundos de editais de apoio à pesquisa, inovação, iniciação cientifica e tecnológica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e do Conselho Nacional de Desenvolvimentos Científico e Tecnológico (CNPq).

Atuando nas linhas de pesquisa de manejo e controle de plantas daninhas, resistência de plantas daninhas a herbicidas, ecofisiologia e manejo de culturas anuais, o grupo conta com a participação de discentes dos cursos Técnico em Agropecuária e Bacharelado em Agronomia, além da colaboração de outros pesquisadores e de instituições parceiras, como a Embrapa Trigo, o Campus Frederico Westphalen da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Empresa Multinacional BASF.

Entre as atividades desenvolvidas pelo grupo em 2020 e 2021, estão: 05 artigos aprovados para publicações em periódicos, 07 resumos apresentados em eventos, 12 experimentos conduzidos, doação de 100 quilos de feijão beneficiados, instalação de mais de 1280 unidades experimentais e avaliação de mais de 2880 plantas individualmente.

Fotos de arquivo do Grupo MATPLA