Faltam 4 semanas para a XIV Semana da Juventude

A XIV Semana da Juventude já tem data para acontecer no Campus Sertão: será de 19 a 23 de novembro de 2018. Até lá, os estudantes poderão acompanhar a história, as curiosidades e os fatos que marcaram a competição tradicional da Instituição.

– A primeira edição aconteceu em 1994.

– Quem foi o idealizador da semana da juventude? A Semana Nacional do Jovem foi decretada pelo então presidente Itamar Franco (Lei nº 8.680, de 13 de Julho de 1993). Considerando a importância de manter atividades relacionadas à juventude e sua importância na vida nacional, a Semana Nacional do Jovem deveria conter atividades voltadas para os jovens como por exemplo campanhas, concursos de redação e jogos.

– Como deveriam acontecer as edições da Semana do Jovem?  A semana nacional do jovem deveria ser realizada em todas as instituições de ensino e deveriam ocorrer em todos os anos, nos últimos 7 dias de setembro. No Campus foram ocorrendo adaptações com o passar dos anos em função do calendário escolar, passando por outubro e chegando a novembro

– No nosso Campus, a semana foi implementada de que forma? A primeira semana do jovem na então Escola Agrotécnica Federal de Sertão foi implementada e desenvolvida pelo professor Oscar Ribeiro (hoje aposentado). Inicialmente, a semana era realizada com o propósito principal de integração entre alunos e servidores. O diretor instituía o dia das atividades e todos eram direcionados ao encontro. Então, ocorriam jogos de modalidades como futebol e voleibol, sem competição apenas como atividade diferenciada. Após os jogos, eram promovidas atividades como almoço, mateada, piquenique, etc. Nos anos seguintes, os jogos foram sendo ampliados, ocorrendo competições entre as turmas, até chegar nos moldes que presenciamos em 2018.

Curiosidades

* Durante as XXIV edições da Semana da Juventude, apenas em duas o segundo ano/série venceu a competição.

* Talentos que surgiram na semana da juventude, como por exemplo, um aluno que não era goleiro e defendeu 3 pênaltis em uma final de futebol de campo.

* Nas primeiras edições eram promovidas apresentações como a noite das artes marciais com grupo de Erechim; coral italiano de vila maria; show de rock; entre outras atividades.

* O grito de guerra era elaborado com rimas que enfatizavam a determinação, força e garra das turmas.

* Cada turma deveria contar com um mascote e uma bandeira, sendo responsável pela sua criação e acompanhamento em todas as atividades.

* Em uma determinada edição da semana da juventude houve confusão séria entre segundo e terceiro ano. O professor Oscar encurralado pelas turmas, reuniu a comissão e estava a ponto de suspender a semana da juventude. No entanto, o aluno Carol assumiu a responsabilidade pelo respeito e organização no ano seguinte. Assim, no ano seguinte, após a fala inicial do professor, o aluno com posse da palavra relembrou o episódio ocorrido no ano anterior e convocou todos os alunos a realizarem a melhor semana da juventude até então.

* Em 2015, o professor Valério recebeu uma homenagem feita pelos alunos.