Exposição no hall do prédio central traz obras criadas por jovens que cumprem medidas socioeducativas em Caxias do Sul

Tem exposição nova no hall de entrada do prédio central do Campus. Até o final do mês de julho, a comunidade acadêmica pode visitar as obras criadas por jovens do Case Caxias do Sul para um projeto de extensão do Campus Feliz.

A liberdade de um pássaro no céu inspirou jovens que cumprem medidas socioeducativas no Case Caxias do Sul numa ação de extensão realizada pelo Campus Feliz, coordenada pelas professoras Izandra Alves e Viviane Diehl. A ação resultou na mostra que o Campus Sertão recebe nesta semana, cuja vinda foi organizada pelo Núcleo de Artes e Cultura do Campus. Meninos Passarinhos é o título desta exposição que põe literatura e arte em intersecção. As obras expostas são pássaros em voo feitos em cerâmica pelos estudantes da Escola Paulo Freire do Case Caxias do Sul. A exposição recoloca as aves em seu ambiente de voo e, metaforicamente, traz esses jovens para dialogar sobre liberdade com a comunidade do IFRS.

De acordo com a professora de Artes do Campus, Lilian Claudia Xavier Cordeiro, um dos objetivos da ação é mostrar que a leitura é capaz de transformar vidas. “São menores com a mesma idade dos nossos alunos dos cursos integrados. A ideia de trazer a exposição ao Campus Sertão é para que nossos alunos compreendam essa situação do encarceramento e, de alguma forma, construam empatia e valorizem o espaço de liberdade que eles têm aqui. É importante, também, compreender as questões sociais desses jovens que cumprem medidas socioeducativas, os quais não tiveram as mesmas oportunidades ou privilégios que nossos alunos têm. O objetivo é provocar uma reflexão sobre essa condição”, observa Lilian.

As obras permanecem expostas no hall do prédio central durante o mês de julho.