Estudantes indígenas e quilombolas avaliam semestre letivo e levantam demandas

Um espaço para ouvir as necessidades e os desafios enfrentados no primeiro semestre letivo de 2024. Foi o que os estudantes indígenas e quilombolas dos cursos de graduação do Campus encontraram na reunião com a assistente social Vanessa Neckel e com o docente e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), Leandro da Silva Friedrich, na quarta-feira, dia 14 de agosto.

Neste encontro, os estudantes levantaram suas demandas, relataram suas experiências e vivências neste primeiro momento do ano letivo.

O Campus conta com 13 estudantes indígenas e três estudantes quilombolas nos cursos superiores de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Tecnologia em Agronegócio e Tecnologia em Gestão Ambiental.

Leandro avalia que “é de extrema importância esta aproximação e o exercício de ouvir os estudantes para conhecer as dificuldades enfrentadas e reconhecer as potencialidades dos estudantes”, acrescentando que “o trabalho integrado e de forma colaborativa do NEABI, serviço social, assistência estudantil, coordenações de cursos e dos docentes no dia a dia é essencial para a permanência e êxito dos estudantes”.