Início do conteúdo

Estudantes e servidores poderão escolher futuros gestores do IFRS no dia 2 de outubro


Será realizada na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro de 2019, das 9h às 21h, no Ginásio de Esportes do Campus, a consulta eleitoral para reitor do IFRS e diretor-geral do Campus Sertão. Para a comunidade entender melhor o processo, vale conferir algumas informações:

Quem pode votar

A cada quatro anos¹, a comunidade acadêmica do IFRS escolhe quem serão seus próximos gestores, em eleições para reitor e para diretor-geral de campus. Estudantes regularmente matriculados e servidores podem votar nos candidatos que consideram o melhor para o futuro da instituição.

Sobre o voto

O voto é secreto e nominal. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos.

É importante que a comunidade acadêmica participe da votação, para legitimar, junto ao Ministério da Educação (MEC) e a toda a comunidade, a escolha dos representantes eleitos democraticamente.

Na hora de votar

Para votar, é preciso apresentar documento oficial original com foto. Valem RG (Carteira de Identidade), Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Órgão de Classe, crachá emitido pelo IFRS e Carteira de Identificação Estudantil (conhecida como “Documento do Estudante”).

O votante deverá escolher um candidato para o cargo de reitor e um candidato para o cargo de diretor-geral de campus assinalando, preferencialmente com um “x”, o quadro que antecede o nome do candidato escolhido.

Fique atento

Nestas eleições de 2019, há apenas um candidato a reitor, o professor do Campus Porto Alegre Júlio Xandro Heck, que é o atual reitor.  Já para o Campus Sertão há três candidatos. É importante que servidores e estudantes tenham interesse em conhecer mais sobre cada candidato, busquem informações sobre suas propostas, contribuam com sugestões e reflitam sobre qual consideram mais preparado para contribuir com o futuro da instituição.

Importante saber, refletir e agir²

Informe-se sobre os candidatos. Voto consciente é o melhor caminho.

Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você. Nestas eleições, encontre o candidato que melhor representa suas ideias. Porque votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro.

Sobre desinformação: Nem toda notícia é o que parece. Reflita sobre os interesses por trás da divulgação. Desconfie da linguagem alarmante. Não entre na pilha de teorias da conspiração.

Sobre os resultados do processo eleitoral

O Resultado Preliminar será divulgado nos sites até as 18h do dia 3 de outubro de 2019. No Campus, caso os votos do primeiro colocado não seja superior à soma dos votos dos demais candidatos, haverá segundo turno de votação, no dia 23 de outubro – melhor detalhamento pode ser conferido no Regulamento eleitoral.

 

> O que é a Reitoria, o que fazem o reitor e os pró-reitores

A Reitoria é o órgão executivo do Instituto Federal, ou seja, deve executar – colocar em prática – o que está previsto em lei para a instituição. Cabe à Reitoria a administração, a coordenação e a supervisão de todas as atividades do Instituto, incluindo os seus campi e a própria estrutura da Reitoria. No entanto, vale lembrar que no IFRS a administração é descentralizada, então cada campus tem autonomia.

Ao reitor compete representar o IFRS, administrar, gerir, coordenar e superintender as atividades da Instituição. É o reitor também que preside o Colégio de Dirigentes (formado pelos pró-reitores e diretores-gerais de campi) e o Conselho Superior da Instituição, órgãos máximos de gestão e nos quais são tomadas as principais decisões e providências referentes aos rumos e posicionamentos institucionais. Compete ao reitor ainda formar a equipe gestora da Reitoria, escolhendo os pró-reitores de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; bem como os diretores sistêmicos, como o de Gestão de Pessoas.

Cada Pró-Reitoria (Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) é responsável por planejar, desenvolver, controlar e avaliar as políticas e ações na sua área.

 

> O que faz o diretor-geral de campus

O diretor-geral é responsável por administrar o campus. Ele deve acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos da unidade, propondo, com base na avaliação de resultados, a adoção de providências relativas à reformulação desses.

É o diretor-geral também quem preside o Conselho de Campus, que toma as principais decisões na unidade. Compete ao diretor formar a equipe gestora dos campi, escolhendo, entre os servidores da unidade, os diretores ou coordenadores de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Assistência Estudantil, Produção Agropecuária; entre outros.

 

¹ No IFRS, foi realizada uma consulta eleitoral excepcional no ano de 2018, pois o cargo de reitor ficou em vacância com o falecimento do professor Osvaldo Casares Pinto, que havia sido eleito pela comunidade do IFRS em 2015. O professor Júlio Xandro Heck foi escolhido pela comunidade acadêmica no pleito de 8 de março de 2018 e assumiu o cargo em caráter pro tempore até fevereiro de 2020, para cumprir o restante do mandato do professor Osvaldo.

² Todas as orientações são reproduzidas de campanha realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2018 (mais informações e materiais podem ser encontrados no site de campanhas publicitárias do TSE)

 

Fim do conteúdo