Estudantes do terceiro semestre do curso de Agronomia visitam empresas fabricantes de tratores

A turma do terceiro semestre do curso de Agronomia visitou duas empresas fabricantes de tratores – a AGCO Agriculture e a Mahindra – no dia 15 de maio. A visita técnica foi proporcionada pela disciplina de Tratores Agrícolas, ministrada por David Peres da Rosa.

A AGCO Agriculture é uma das maiores corporações de máquinas agrícolas e possui 14 marcas de abrangência em todo o globo. A empresa fica em Canoas e fabrica tratores da linha leve e média (que vai de 69 a 145 cv das marcas Valtra e Massey Fergusson), faixa de potência predominante em produtores familiares. Conforme o professor David, os estudantes conheceram todo o processo, desde a visualização de chapas de vidro e barras de metal que no final iriam virar cabines, a chapas de aço que no final se tornariam tratores.

David comenta que foi a primeira vez que uma turma do Campus realizou a visitação na Empresa Mahindra,  sediada em Dois Irmãos, embora o professor conheça a empresa desde sua vinda para o Brasil. “Em 2014 houve um encontro com o Engenheiro Chefe de mercado da Empresa, o indiano K Rajeswar, que desejava conhecer o mercado brasileiro. Apresentamos para ele o que se produzia no país voltado para a faixa de potência que a empresa atua, tratores até 100 cv. Esse e outros encontros viabilizaram instalação da empresa no RS”, conta.

Atualmente, os tratores fabricados pela Mahindra são montados em Dois Irmãos. “Alguns modelos foram nacionalizados para possibilitar a realização de financiamento pelos agricultores brasileiros, já outros são importados, mas, com uma estruturação de pós-vendas que consegue atender a demanda por peças e manutenção dos seus clientes”, observa. David destaca que a marca é a que mais vende tratores no mundo até 100 cv e, no país, está ainda em expansão, com 4,9% do mercado e crescimento de 50% a cada ano.

Conforme o professor, “os estudantes puderam ver duas realidades fabris, o que, para a disciplina de Tratores Agrícolas, é fundamental, pois os estudantes puderam aprender cada um dos sistemas dos tratores e como gerenciá-los”.