Início do conteúdo

Estudantes do programa PartiuIF participam de Tertúlia Gaúcha no Campus e conhecem um pouco mais do #MundoIFRS


Na noite de quarta-feira, dia 24 de setembro de 2025, a coordenação do programa PartiuIF do Campus Sertão promoveu a Tertúlia Gaúcha 2025, um encontro marcado pela valorização da cultura tradicionalista e pela integração da comunidade. A ideia foi apresentar um pouco do universo de oportunidades do Campus Sertão, que vai muito além de um ensino de qualidade. O evento contou com a participação da equipe do programa, do diretor-geral do Campus, Clever Variani, da secretária de educação municipal, Iovana Bernieri, e do vice-prefeito de Sertão, Fernando Luís de Souza.

A equipe de bolsistas dos projetos do Centro de Equoterapia, a coordenadora atual Migacir Trindade Duarte Flores e o coordenador anterior, Marcos Antonio de Oliveira, apresentaram o trabalho realizado no centro, além de oportunizarem passeios à cavalo aos participantes do programa.

O CTG Tropeiros da Cultura, sob coordenação de Dagmar Pedro Tamanho e com o apoio dos servidores Ivone Taderka e Silvar Botton, promoveram um momento de interação, com um ensaio aberto, apresentações de declamação, jogos tradicionais e oficina de mate.

A programação incluiu, ainda, o show “A Magia do Ao Vivo”, com os músicos Joel Salomão e Lindomar Lima. A dupla fez uma apresentação gratuita de várias canções tradicionalistas.

Além de celebrar a tradição gaúcha e promover o convívio entre estudantes, servidores e comunidade, a Tertúlia foi uma oportunidade de compartilhar parte do #MundoIFRS.

Brenda Mertz, da Escola Pantaleão Thomaz de Coxilha, está ansiosa para entrar de vez neste mundo. “Participar do PartiuIF está sendo uma experiência incrível, quero muito estudar aqui”, diz.

O participante Ravi Dias de Souza, integrante de invernada em Sertão, espera conquistar mais que uma vaga no curso Técnico em Agropecuária: “gostaria de passar na seleção e poder participar do projeto do CTG Tropeiros da Cultura”, comenta.

Candidata ao curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Emily Prates, de Sertão, conta que os colegas e ela se divertiram e gostaram muito do evento. “Foi bom conhecer ainda mais o que o Campus pode proporcionar para os estudantes porque nas aulas do PartiuIF já deu para perceber que o ensino é muito bom”, destaca.

A Tertúlia Gaúcha reforçou o propósito do PartiuIF de aproximar futuros estudantes da realidade do Campus Sertão, mostrando que na Instituição é possível aprender e viver experiências que vão além da sala de aula.

Confira o álbum de fotos da Tertúlia no link: https://drive.google.com/drive/folders/1Rxzd69THgTYuZlQEK3LVQraBYiTnSgL-

 

Fim do conteúdo