Estudantes de Zootecnia conquistam bolsas de fomento externo da iniciativa MIRA

As estudantes do curso de Zootecnia do Campus Sertão Elisabete de Marco e Alice Ceconello, orientadas pela docente Rosangela Poletto Cattani, estão entre as beneficiadas com a bolsa de fomento externo de nível nacional para a iniciativa MIRA (Mapping, Informing and Raising Awareness). A iniciativa visa apoiar os produtores de ovos livres de gaiolas e fortalecer esse nicho de mercado, melhorando a vida das aves.

A seleção das bolsas ocorreu por meio de um edital lançado pelo Fórum de Proteção e Defesa Animal (Fórum Animal). As propostas deveriam envolver pesquisa aplicada e utilizar o método científico para produzir conhecimento com potencial prático para contribuir com a causa do bem-estar animal e melhorar significativamente o grau de bem-estar das galinhas poedeiras.

O projeto de Elisabete visa desenvolver um guia técnico e vídeos instrutivos para garantir o bem-estar e a produtividade de galinhas poedeiras criadas em sistemas livres de gaiolas com acesso ao ar livre. O objetivo do projeto é fornecer ferramentas práticas e objetivas para orientar produtores e funcionários na implementação e monitoramento de boas práticas de produção que promovam o bem-estar animal e realizar o manejo remoto. Elisabete comemora a conquista: “a bolsa significa para mim amor pela profissão que escolhi e conciliar os processos da vida acadêmica com a vida de bolsista e social. Conquistar a bolsa da Iniciativa MIRA é uma felicidade enorme, pois muitos não têm a oportunidade que temos”.

Alice em seu projeto propôs conduzir um estudo com pequenos produtores para determinar os principais pontos críticos nas produções de ovos em sistemas alternativos e através dos resultados obtidos, planejar estratégias para solucioná-los. Para ela, a bolsa significa a oportunidade de conciliar o que aprendeu em sala de aula com a atividade no campo. “O bem-estar animal e a avicultura sempre me cativaram muito e com essa bolsa eu consegui conciliar as duas áreas. Além disso, é uma oportunidade de auxiliar (dar voz)  aos  produtores dos sistemas de criação de galinhas de postura comercial livres de gaiola em suas dificuldades e aprender com eles simultaneamente. E não menos importante, é poder fazer parte da Iniciativa MIRA, onde vou fazer novas descobertas e me apaixonar cada vez mais nessa área”, comenta.

As bolsas são para um período de 12 meses, com início em julho de 2023 e término em junho de 2024. O valor mensal é de R$500,00.