Estudantes da disciplina de Agroclimatologia do curso de Zootecnia visitam Estação Meteorológica da Embrapa Trigo – Passo Fundo

A professora Vanderleia Trevisan da Rosa, da disciplina de Agroclimatologia, organizou uma visita técnica para os estudantes do curso de Zootecnia na Estação Meteorológica da Embrapa Trigo – Passo Fundo, na manhã de quinta-feira, 13/04. Os estudantes foram recepcionados pelo Analista de Sistemas Aldemir Pasinato, do Laboratório de Meteorologia da Embrapa. A Estação Meteorológica pertence ao INPE e funciona junto a Embrapa Trigo. São mais de cem anos de atividades da estação que é composta por vários aparelhos e várias outras estações automáticas.

Conforme a professora Vanderleia, a leitura dos equipamentos é realizada às 9 horas, às 15 horas e às 21 horas, diariamente. Há cerca de 20 anos, o Estado contava com mais de 30 estações meteorológicas padrão. “As maioria delas foi substituída por estações automáticas e hoje são apenas 3 ou 4 estações”, relata. Vanderleia avalia que a visita foi importante para os estudantes perceberem que a pesquisa faz parte do cotidiano e evolui rapidamente. “Foi uma palestra muito interessante, inclusive falando da relação entre temperatura e umidade. A gente viu como se comporta a temperatura do sol em profundidade, a variação da temperatura mínima e máxima em profundidade, que é diferente da variação em superfície. Também vimos a temperatura de relva, a qual pode registrar até 3 graus de diferença da temperatura do ar em dias de geada, por exemplo. Enfim, hoje a gente não sai de casa sem ter uma informação meteorológica para saber se vai chover ou se não vai. Então, isso é fundamental na nossa vida”, pontua.

Após conhecerem todos os equipamentos da área externa, os estudantes puderam observar os equipamentos que ficam no abrigo e as planilhas de anotação dos dados. Ao final da visita, a estudante Joana de Gois Gysi agradeceu, em nome da turma, pela oportunidade da visita e pelo aprendizado adquirido.