Estudante: o IFRS quer te conhecer melhor – participe do Diagnóstico Discente

Os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão convidados a responder questões socioeconômicas, de saúde, experiências educacionais, de socialização, projetos de vida e reflexos da pandemia. É a segunda edição do Diagnóstico Discente, que está coletando informações até 30 de setembro de 2022. Questionários serão aplicados em todos os campi, coordenados pelas Comissões de Acompanhamento de Ações de Permanência e Êxito (Ciaape).

O conhecimento das características dos estudantes do IFRS ajuda a identificar fragilidades que prejudicam a permanência dos estudantes na escola e o sucesso com os estudos, servindo como subsídio para a elaboração do plano estratégico de permanência e êxito de cada campus. Após a coleta e análise dos dados, as informações também serão disponibilizadas em plataforma interativa no site do IFRS, na aba Observatório de Permanência e Êxito.

Saiba mais

O Diagnóstico faz parte do Observatório de Permanência e Êxito, coordenado pela Pró-reitoria de Ensino. A necessidade de realização do levantamento é citada no capítulo de Assuntos Estudantis do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 como uma forma de identificar semelhanças e diferenças no perfil dos estudantes das diferentes unidades do IFRS e subsidiar a definição de indicadores para o Plano Estratégico de Permanência e Êxito do IFRS.

A primeira edição foi realizada no ano de 2019. O novo diagnóstico poderá avaliar questões impostas pela pandemia de Covid-19 e pela adoção, no IFRS, de atividades pedagógicas não presenciais e ensino remoto, que percorreu os anos de 2020 e 2021.