Estudante do Campus participa de intercâmbio em Portugal

O acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Wagner Antonio Tamagno viajou há poucos dias para Portugal, onde permanecerá até fevereiro de 2020, para cursar disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, e enviou um relato de sua conquista:

“Destaco aqui a importante função dos sonhos, quando entrei na faculdade tinha um sonho de sair do país como aluno de intercâmbio, porém existe algo que é ainda mais importante que sonhar, para alcançá-los, é preciso lutar em busca de cada um deles, buscar incansavelmente a sua realização. Foi assim que durante os quase três anos de minha graduação atuei como aluno de Iniciação Científica e Voluntário em Projetos de Pesquisa na minha instituição, apresentei trabalhos em congressos, feiras e eventos, atuei como estagiário e mantive o foco nos editais que o Instituto ofertava. Hoje estou a realizar o meu sonho, sou aluno de mobilidade estudantil e por 6 meses estarei cursando cadeiras do meu curso, Licenciatura em Ciências Biológicas, no Instituto Politécnico de Bragança em Portugal, isso graças a um auxílio destinado pela Reitoria do IFRS consegui abraçar esta oportunidade com todas as forças. Sem dúvidas o crescimento pessoal e humano são os maiores ganhos que estas oportunidades podem nos proporcionar, pois longe da nossa terra a saudade é constante e assim também é com pessoas de todos os lugares do mundo, o mesmo sentimento faz-nos conversar um mesmo idioma, o do acolhimento. Sou eternamente grato ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul por proporcionar esta oportunidade de expansão do pensamento e em especial ao meu Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e ao meu Campus Sertão, que tanto prezam pelo crescimento pessoal e profissional de cada acadêmico, são estas oportunidades que podem fazer com que percebamos o quanto ainda precisamos aprender. Muito Obrigado!”

Sobre o intercâmbio: Em 2019 o IFRS ofertou seis bolsas de Mobilidade Estudantil Internacional aos estudantes de cursos de graduação interessados em cursar componentes curriculares no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.  O objetivo da iniciativa é complementar a formação acadêmico-profissional, por meio do contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.