Geral
Estratégias para uma aprendizagem mais eficiente
Você sabe como estudar? Essa é uma dúvida que já passou pela cabeça de qualquer estudante. E também é uma questão motivadora de pesquisa para o professor do Campus Gustavo Reolon que desenvolveu uma palestra e materiais especiais direcionados às estratégias cientificamente comprovadas para uma aprendizagem eficiente. A palestra justamente com esse título já foi realizada em duas oportunidades no Campus: para os novos estudantes dos cursos técnicos integrados, no dia 09/02 e para os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no dia 15/02.
Gustavo Reolon tem formação em licenciatura e em bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado e Doutorado em Biologia Celular Molecular pela mesma universidade. Trabalhou como pesquisador na Universidade da California, Irvine e na Universidade de Nova York (2011). Realizou pós-doutorado no Laboratório de Neuroquímica e Psicofarmacologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Laboratório de Neurogenética funcional na Universidade de Tübingen, Alemanha. O professor tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e Genética, com ênfase em Neuroquímica.
A palestra abordou de forma interativa as atuais estratégias de estudo dos alunos e quais podem ser utilizadas neste início de novo ciclo escolar, além de sugestões sobre a construção da carreira profissional.
São algumas dicas do professor:
- Conversar com os professores, tirar dúvidas e buscar suas experiências;
- Ter metas bem definidas;
- Planejar-se;
- Engajar-se: há muitas possibilidades no Campus, basta procurar e saber o que se quer;
- Pesquisar sobre vagas na área profissional e seus requisitos desde o início do curso;
- Estudar para a vida profissional e não apenas para a prova;
- Pensar e planejar a carreira sempre;
- Falar sobre o assunto que está sendo estudado, pois o ato de falar faz com que o saber se construa anteriormente no cérebro para que possa ser discursivizado;
- Utilizar ferramentas e possibilidades que auxiliem o aprendizado. Cada um tem maneiras diferentes de aprender, descubra qual é a melhor maneira para você, seja fazendo associações, resumos, destacando o texto com cores, fazendo mapas mentais ou esquemas. Quanto mais sentidos forem utilizados (escrita, fala, audição e visão), mais o cérebro receberá estímulos e maior a possibilidade de gravar uma informação;
- Fazer pausas programadas para descanso;
- Intercalar conteúdos a serem estudados.
- Todas essas dicas são básicas tanto para o desenvolvimento do aprendizado quanto para a construção da carreira profissional.