Início do conteúdo

Estímulo à sucessão familiar na bovinocultura de leite


O Campus conta com o Projeto de Extensão “Quem vai cuidar das ‘Mimosas’? Sucessão Familiar na Bovinocultura de Leite” desenvolvido com o objetivo de auxiliar no processo de sucessão rural, estimulando crianças, adolescentes e jovens de Sertão/RS e entorno a permanecerem no campo e atuarem na atividade de bovinocultura de leite.

 

A Profª Raquel Breitenbach, coordenadora do projeto, explica que “A bovinocultura de leite é uma atividade considerada penosa pelos agricultores, pela elevada carga de trabalho, horários rigorosos, complexidade das atividades e oscilações constantes na remuneração. Consequentemente, é uma das atividades agropecuárias com maior dificuldade na sucessão familiar”.

 

Desta forma, a fim de gerar um movimento de valorização da bovinocultura de leite, o projeto promove atividades de entretenimento, com troca de experiências e diálogos com crianças e adolescentes filhos de pecuaristas de leite da região de atuação do IFRS – Campus Sertão; publicações e interações nas mídias digitais e redes sociais com temas relacionados ao campo e a bovinocultura de leite; elaboração e divulgação de materiais didáticos sobre terneiras leiteiras.

 

Fotos: Capas de cartilhas e jogo didático, desenvolvidos como parte das ações do projeto de extensão.

 

Fim do conteúdo