Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2022

Estudantes interessados em ingressar em cursos técnicos ou superiores do IFRS devem realizar sua inscrição no Processo Seletivo 2022 pelo site ingresso.ifrs.edu.br/2022.

São mais de 4.900 vagas disponíveis. Todos os cursos do IFRS são gratuitos, e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano.

O período de inscrições vai até 24 de outubro de 2021. Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio haverá prova de seleção, no dia 05 de dezembro de 2021, e a taxa de inscrição é de R$ 50,00. Para os cursos subsequentes e superiores a seleção será por sorteio público ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a taxa de inscrição é de R$ 10,00. Já para o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) não há cobrança de taxa de inscrição.

📝  No Campus Sertão serão ofertados os cursos:

📝 A seleção de estudantes ocorrerá:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – por prova, realizada em 05 de dezembro de 2021.

Curso técnico integrado ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo e são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – por sorteio público, realizado em 14 de dezembro de 2021.

Curso técnico subsequente ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – metade das vagas será selecionada a partir da nota obtida no Enem e outra metade por sorteio público. Poderão ser utilizados resultados obtidos no Enem de 2016 a 2021. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Enem. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.

📌 Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

• Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: 27 de setembro a 24 de outubro de 2021
  • Prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio: 05 de dezembro de 2021
  • Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro de 2021

Para acompanhar o Processo Seletivo 2022/1 e saber das novidades acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br