Equipe do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus conquista 1º lugar no RS e fica entre as cinco melhores do país na Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Os estudantes Gustavo Paludo Ártico, Victor Borges dos Santos e Guilherme Durantti da turma 32 do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do Campus, orientados pelo professor Adriano Michel, retornaram da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP com medalhas e troféu. A equipe garantiu o primeiro lugar do Rio Grande do Sul e ficou entre as cinco melhores do país.

A fase presencial da Olimpíada ocorreu nos dias 08 e 09 de setembro de 2023 no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília. Foram 40 equipes na categoria Técnico Integrado/Concomitante, 150 estudantes, representando 16 estados brasileiros. A realização foi dos Institutos Federais do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e de Brasília (IFB) no Campus Planaltina do IFB, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A OBAP acontece em duas fases. Na 1ª fase, equipes de todo país fazem a prova pela plataforma virtual. A 2ª fase é a presencial. Podem participar estudantes brasileiros, dos países pertencentes à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos países de Língua Espanhola (LE) dos cursos da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico e Eixo Tecnológico Recursos Naturais do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT. As equipes são formadas por três estudantes e professor orientador.

As provas ocorreram nas manhã de 08 e 09 de setembro. Na manhã de 08/09 foi realizada a prova teórica. Os participantes tiveram 1h30 para resolver dez questões fechadas de múltipla escolha e duas questões dissertativas, envolvendo os temas agricultura e zootecnia, ambos conectados às tecnologias da Indústria 4.0. Após a aplicação da prova teórica, aconteceram as práticas. As equipes se revezaram para realizar três provas práticas: regulagem de uma máquina semeadora adubadora; simulação de técnicas de inseminação artificial de bovinos; e levantamento planialtimétrico de uma área. A estratégia da equipe do Campus foi determinar que cada estudante ficasse responsável por uma prova, mas todos estudassem o conteúdo completo para realização das atividades. O docente Adriano Michel comentou que a Olimpíada é como “um rally de regularidade, pois não adianta saber e acertar tudo de um tópico e nada de outro, é preciso pontuar em todos”.

O Diretor-Geral do Campus Sertão, Odair José Spenthof, recebeu os estudantes e o professor orientador Adriano Michel na manhã de quinta-feira, dia 14 de setembro, no Gabinete. Na oportunidade, o Diretor-Geral parabenizou os estudantes e o orientador. Adriano enfatizou que a seletiva reuniu mais de 1200 competidores, o que demonstra a grandeza da conquista dos estudantes do Campus. “Por quatro vezes fui procurado e convidado pelos alunos para orientar equipes na Olimpíada Brasileira de Agropecuária e sempre conquistamos medalhas. Isso é mérito dos nossos estudantes que levam a sério seus estudos e se dedicam nas disciplinas”, observa.

O estudante Gustavo Ártico contou que a equipe foi formada ainda no início do ano. “Procuramos estudantes que já haviam participado da Olimpíada e conversamos com o professor Adriano para nos orientar”, apontou. Victor Borges dos Santos ressaltou que a preparação, na realidade, é constante. “Estamos nos preparando desde a matrícula, pois os conteúdos cobrados nas provas da Olimpíada são os que estudamos desde o início do curso”, observou.

Para Gustavo Ártico, além da conquista, a participação na Olimpíada trouxe aos estudantes experiências e vivências únicas. “Foi muito bom viajar de avião pela primeira vez, conhecer gente nova, de outros campi e de vários estados do país, conhecer outras realidades, compartilhar aprendizados e fazer amizades”, disse. Os três estudantes também destacaram que a conquista ser um diferencial na carreira.

A OBAP

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Podem participar da olimpíada, estudantes brasileiros e dos demais países pertencentes a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), dos cursos de educação profissional da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.