Equipe de basquete do Campus Sertão conquista tricampeonato e handebol masculino é medalha de prata nos Jogos do IFRS

Entrega da medalha de ouro para a equipe de basquete

Pela terceira edição consecutiva dos Jogos do IFRS, a equipe de basquete masculina conquista o ouro. Primeira colocada da chave A, composta, também, pelos campi Viamão e Rolante, a equipe de Sertão disputou a semifinal com o Campus Canoas, vencendo a partida por 39 a 1. Na final, Sertão enfrentou Ibirubá, vencendo por 32 a 16. Os jogos ocorreram na quinta-feira, 29/06, na quadra externa do Campus.

Para o atleta Mateus de Moraes, 16 anos, estudante do 2º ano do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, representar o Campus Sertão nos JIFRS é motivo de orgulho. “Gosto muito de jogar. Comecei a praticar basquete desde o 5º ano e fui treinando, evoluindo e consegui contribuir com a equipe na conquista de dois JIFRS (em 2022 e em 2023)” relata. O talento de Mateus chamou atenção no esporte. Ele integra a Federação Gaúcha de Basquete e chegou a ser convidado por uma equipe profissional para jogar, mas preferiu priorizar os estudos. Na preparação para os JIFRS, ajudou os colegas da equipe nos treinos, ensinando alguns que nunca haviam jogado a modalidade. “O tricampeonato é resultado de muito trabalho e esforço. A gente treinou pra caramba, não importando o clima, se estava chovendo ou fazendo frio de – 5Cº”, conta. O atleta comenta que a expectativa é muito positiva para as próximas etapas, da região Sul e brasileira. “Vamos com tudo para a próxima etapa”, garante.

No handebol masculino, faltou pouco para os meninos do Campus. Sertão saiu com a primeira colocação na chave composta, também, pelos campi Rolante e Erechim. Na semifinal contra Feliz, a vitória foi com folga: 12 X 0. A final, contra Ibirubá, foi um dos jogos mais disputados até aqui nesta edição dos JIFRS. Por muito pouco, apenas um gol, Ibirubá levou a melhor e conquistou a vitória, deixando Sertão com a medalha de prata. Essa sensação de chegar muito próximo do 1º lugar deixou alguns atletas mais emotivos. Roberto Saggin Visoto, estudante do curso superior de Agronomia comenta que participar do JIFRS é uma oportunidade única para conhecer outros estudantes de outros campi, com outras realidades e vivências, “além de ser uma oportunidade de se destacar e participar de etapas em diferentes cidades e estados, como foi em 2022, quando a equipe de handebol masculina de Sertão se classificou para São José do Rio Preto (São Paulo)”.

Os Jogos Regionais dos Institutos Federais 2023 ocorrem em Blumenau/SC, de 29 de agosto a 1º de setembro. Quem vencer na etapa regional vai para os Jogos Nacionais, de 23 a 27 de outubro, em Fortaleza/CE.