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Formulários


Modelo de ata de exame

Sistema de reserva de salas:

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Formulário para solicitação de atestados ou declaração de docência

Prazo para emissão: 05 dias úteis

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Solicitação de visita técnica

Formulário para solicitação de visita técnica

Modelo de Formulário de visita técnica – DAER

Estudos de Recuperação Paralela

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

O amparo legal para a realização dos estudos de recuperação encontra-se na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional – Lei 9394/96 nos Artigos 12,13 e 24:

“(…) Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

V – prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento; (…)”

“Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

IV – estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;”

“Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; (…)

V – a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios:

a) avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; (…)

e) obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;(…)”

A saber, a Organização Didática do IFRS na seção V, também dispõe sobre a Recuperação Paralela:

“Art. 194. Todo estudante, de qualquer nível ou modalidade de ensino, tem direito à recuperação paralela, dentro do mesmo trimestre/semestre.

Art. 195. Os estudos de recuperação, como um processo educativo, terão a finalidade de sanar as dificuldades do processo de ensino-aprendizagem e elevar o nível da aprendizagem e o respectivo resultado das avaliações dos alunos, oportunizando ao estudante recuperar qualitativa e quantitativamente os conteúdos e práticas.

§ 1º. A realização dos estudos de recuperação respeitará minimamente as seguintes etapas:

I. Readequação das estratégias de ensino-aprendizagem;

II. Construção individualizada de um plano estudos;

III. Esclarecimento de dúvidas;

IV. Avaliação.

§ 2º. Define-se avaliação como o conjunto de procedimentos no qual se utiliza métodos e instrumentos diversificados, com o objetivo de realizar um diagnóstico de aprendizagem que será utilizado como ferramenta de planejamento.”

ORIENTAÇÃO:

A Diretoria de Ensino e a Coordenação Geral de Ensino orientam:

Todos os estudantes com baixo rendimento têm direito a recuperação de nota e de conteúdo e a instituição de ensino tem o dever de ofertar. Por isso, os estudos de recuperação (recuperação paralela) devem ser realizados ao longo do período letivo e sugere-se a realização nas seguintes formas e devidamente registradas:

– Individual (convocação do estudante para o horário de atendimento);

– Em grupo (convocação de grupos de estudantes para o horário de atendimento)

– Avaliação substitutiva (na turma durante o horário de aula ou convocação para o horário de atendimento)

Lembramos que as mensagens de e-mails também podem ser consideradas como registro.

Sugere-se também que, no último dia letivo do trimestre/semestre, seja registrada no diário de classe no espaço destinado aos conteúdos a seguinte observação:

Obs.: Os estudos de recuperação paralela foram realizados ao longo do semestre/trimestre (conforme o curso).

Convocação para recuperação paralela – Grupo

Convocação para estudos de recuperação – Individual

Registro de Recuperação paralela – Individual

Registro dos estudos de recuperação – Grupo

Convocação para horário de atendimento

Registro de avaliação substitutiva

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