Encontro de Formação Pedagógica Continuada

No dia 24 de junho de 2022, aconteceu o Ciclo de Estudos: Múltiplos olhares sobre a Aprendizagem no Campus Sertão.

O Ciclo faz parte das ações de formação pedagógica continuada possibilitada pelo Departamento de Ensino (DE) do Campus aos docentes e demais servidores interessados.

Neste ano, após dois anos de aulas remotas, o olhar encontra-se voltado para a diversidade, equidade e inclusão de estudantes com dificuldades de aprendizagens. Assim, a tarde se iniciou com a fala das palestrantes Andrea Sonza e Greicimara Ferrari (Reitoria/IFRS), que abordaram o tema: “Múltiplos olhares em sala de aula” – Transtorno de aprendizagem ou deficiência? Logo após, os presentes dirigiram-se para as oficinas que aconteceram em três salas do prédio do Bloco A13:

• Oficina Libras – Profª. Francinei Rocha Costa – IFRS
  • Oficina Dislexia: O que é? E como trabalhar com o aluno? – Profª. Aline de Morais – IFSUL
  • Oficina TDAH e as implicações no processo de aprendizagem – Profª. Jacqueline Raquel Bianchi Enricone – URI

Foram momentos de troca de conhecimento, ensino e aprendizagem que possibilitaram compreender o discente em sala de aula em suas possibilidades e funções macro-ações coletivas, para atingir as suas potencialidades buscando superar e/ou minimizar as limitações micro-individuais.