Início do conteúdo

Encerramento do Partiu IF 2025 celebra aprendizagens e parcerias no Campus Sertão


Na noite de 12 de novembro, o Campus Sertão realizou a cerimônia de encerramento da turma 2025 do Partiu IF, programa nacional que amplia as oportunidades educacionais de estudantes do nono ano do ensino fundamental da rede pública.

O evento, realizado no auditório José Leocyr Dornelles Minussi, reuniu estudantes, familiares, professores, autoridades e parceiros dos municípios de Sertão e Coxilha para celebrar a conclusão da primeira edição do projeto no campus. A noite iniciou com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Getuliense, com um repertório de clássicos.

Autoridades destacam parceria pela educação

O ato contou com a presença da diretora de Ensino, Naiara Miotto Menino (representando o diretor-geral Clever Variani); do coordenador local do Partiu IF, Rodrigo Ferronato Beatrici; do coordenador de Extensão, Dagmar Pedro Tamanho; do prefeito de Coxilha, João Eduardo Oliveira Manica; do prefeito de Sertão, Homero Fochesatto; das secretárias de Educação de Sertão e Coxilha, Iovana Isabel Bernieri e Tâniela De Cesaro; e das diretoras das escolas parceiras: Iúrica Limbergher Dalla Nora (E.M.E.F. Antônio De Col), Flávia Rossatto Novelli (E.E.E.F. Bandeirantes), Larissa Pagotto (E.E.E.F. Engenheiro Luiz Englert) e Ediana Mazutti (E.M.E.F. Pantaleão Thomaz).

Em seus pronunciamentos, os prefeitos de Coxilha e Sertão reafirmaram o compromisso com a educação e garantiram a continuidade da parceria com o campus em projetos que ampliem as oportunidades para os estudantes dos dois municípios.

Tessituras do conhecimento 

A cerimônia também contou com a exibição do vídeo “Tessituras do conhecimento no Partiu IF 2025”, que apresentou as atividades desenvolvidas ao longo do curso e refletiu sobre a metáfora da teia como símbolo das aprendizagens coletivas. Para visualizar a metáfora da teia, foi construído um painel com a colaboração de cada estudante que fixou uma frase sobre sua participação no programa.

Outro destaque da noite foi a homenagem às diretoras das escolas parceiras, realizada em alusão ao Dia do Diretor de Escola (12/11), e o reconhecimento aos servidores e colaboradores que contribuíram para o sucesso do programa.

Finalizando o ato, os estudantes concluintes receberam um kit com caneta, marca-texto e bloco de anotações, simbolizando as ferramentas do aprendizado contínuo. A confraternização entre pais, familiares, professores, monitores e gestores foi marcada por um café de encerramento, com alimentos produzidos no próprio campus.

O impacto do Partiu IF: “Uma preparação para a vida”

Durante a programação, os estudantes Sara Letícia Marchetto, Maria Elita Webber Negri, Elias Pereira Dias e Laura Todero Dias fizeram pronunciamentos em nome da turma, agradecendo aos professores, monitores, coordenadores e gestores municipais pela oportunidade de participar do programa.

Para Maria Elita Webber Negri, estudante da E.M.E.F. Pantaleão Thomaz, a experiência foi “inovadora”: “foi tudo muito incrível, as aulas, a convivência, as atividades, tudo!”, contou.
A colega Laura Todero Dias destacou que as aulas a deixaram mais tranquila para o processo seletivo do IFRS, para o qual ambas estão inscritas no curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. A mãe de Laura, Lidiane Todero, afirmou ter percebido o amadurecimento da filha ao longo do curso: “a Laura foi desafiada a sair da zona de conforto. A gente percebe a diferença e o avanço dela. Estamos na expectativa de que seja aprovada e se torne uma aluna do Campus Sertão.”

Já Sara Letícia Marchetto, da E.M.E.F. Antônio De Col, contou que o Partiu IF foi uma preparação não apenas para a prova, mas para a vida: “todos nós criamos uma paixão pelo IFRS. Foi maravilhoso e agora espero ser aprovada e retornar como estudante do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.”

Acesse o álbum de fotos completo no link: https://drive.google.com/drive/folders/1D-xP_muJ1eCBNhpZmWsOlcvhoRSoV7oz?usp=sharing

Fim do conteúdo