Egresso de Biologia palestra para acadêmicos do curso no Campus antes de iniciar doutorado nos EUA

Wagner Antonio Tamagno, egresso do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Sertão, retornou à instituição nesta semana para uma palestra sobre “A base das Ciências Biológicas na carreira científica”. A palestra ocorreu na segunda-feira, dia 10/04, no auditório central e contou com a participação de acadêmicos do curso. A finalidade da palestra foi mostrar que a biologia tem uma base muito ampla de atuação, inclusive na pesquisa acadêmica. “A base do curso nos garante atuar na pesquisa dentro de nossa área e, também, em diversas outras áreas afins”, apontou o egresso.

A dica de Tamagno para os estudantes do curso é se envolver em projetos de pesquisa, ensino e extensão desde o início do curso, além de buscar aprender outras línguas, principalmente a língua inglesa. “Mas, antes de tudo isso, é preciso manter o foco, ter disciplina e identificar aquilo que gosta, que te inspira a saber mais”, acrescentou.

Formado na graduação em 2021, Tamagno ingressou no Mestrado em Farmacologia na Universidade Federal de Santa Maria em 2022 e defendeu a dissertação com antecedência para ingressar no Doutorado em Toxicologia na Universidade de Purdue em Indiana, Estados Unidos. O início do curso será no próximo mês de maio. Sua pesquisa no doutorado será uma sequência da primeira pesquisa iniciada no curso de Biologia sobre os efeitos de uma mutação específica que o metal chumbo provoca numa proteína relacionada à doença de Alzheimer (quando hereditária).