Egressa do curso de Agronomia é premiada em evento científico

Bianca Oliveira Machado, egressa do curso de Agronomia do Campus, recebeu destaque em trabalho apresentado na Reunião Técnica Sul-brasileira de Pesquisa de Milho e Sorgo – MISOSUL, ocorrida de 12 a 14 de agosto, em Chapecó/SC.

O destaque, na área de “Genética, Melhoramento, Pós-colheita e Tecnologia de sementes”, foi concedido à Bianca pela apresentação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Análise do teor de proteína em genótipos de milho crioulo cultivados na região de Sertão/RS”, de autoria de Bianca Oliveira Machado e Ariel Rizzardo, sob a orientação das professoras Noryam Bervian Bispo e Juliana dos Santos.

Para a professora Noryam “este é um reconhecimento do trabalho realizado no Campus e uma gratificação para os alunos que se empenham em fazer pesquisa”.

Bianca, que atualmente faz mestrado na área de Melhoramento de Plantas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul,  diz sentir-se “honrada em ter feito sua graduação no Campus e tido a oportunidade de atuar como bolsista durante mais de três anos, o que despertou meu desejo de continuar estudando e fazendo pesquisa”.

Além do TCC em destaque, outros cinco trabalhos de autoria de acadêmicos do Campus foram apresentados no evento:

• Ácido salicílico e giberelina afetam a germinação e o desenvolvimento inicial de teosinto. Autores: Caroline Ribas de Oliveira, Darlan Teilor Dirings Cesca e Igor Daniel Dirings Cesca. Apresentadora: Caroline Ribas de Oliveira (acadêmica do 6º semestre de Agronomia). Orientadora: Noryam Bervian Bispo.
  • Efeito da aplicação de reguladores de crescimento na germinação e crescimento de plântulas de milho crioulo. Autores: Caroline Ribas de Oliveira, Darlan Teilor Dirings Cesca e Igor Daniel Dirings Cesca. Apresentadora: Caroline Ribas de Oliveira (acadêmica do 6º semestre de Agronomia). Orientadora: Noryam Bervian Bispo.
  • Uso de safener na redução da toxidez de nicosulfuron na cultura do milho. Autores: Rafaela Cinelli, Tamara Heck, Andrei Sauthier Barbieri, Rubens Polito e Noryam Bervian Bispo. Apresentadora: Tamara Heck (acadêmica do 10º semestre de Agronomia). Orientador: Anderson Luis Nunes.
  • Controle de tiririca na cultura do milho na microrregião do alto vale do itajaí nas safras 2017/18 e 2018/19. Autores: Tamara Heck, Rubens Antonio Polito, Mateus Pretto, Rafaela Cinelli e Jordan Seibel Zago. Apresentadora: Tamara Heck (acadêmica do 10º semestre de Agronomia). Orientador: Anderson Luis Nunes.
  • Avaliação da incidência de doenças e insetos na cultura do milho relacionada ao número de aplicações de formulações de silício. Autores: Juarez da Silva Alves, Larissa Pasqualotto e Rubens Antonio Polito. Apresentador: Juarez da Silva Alves (acadêmico do 8º semestre de Agronomia).  Orientadora: Márcia Smaniotto.

A professora Noryam destaca que “isso ressalta a importância da pesquisa e da participação em eventos científicos, gerando conhecimento e possibilidade de novos contatos profissionais e parcerias futuras”.

Sobre o curso de Agronomia: O Bacharelado em Agronomia do IFRS – Campus Sertão tem como objetivo formar profissionais com um amplo conhecimento na área tecnológica, humana e do meio ambiente. O curso possui enfoque ampliado e multifacetado do desenvolvimento, que expõem os diferentes vieses do desenvolvimento sustentável: agrícola, agrário, não‐agrícola, social, econômico, ecológico, cultural e tantos outros. Saiba mais em: ifrs.edu.br/sertao/cursos/