Docentes do ProfEPT Ana Sara Castaman e Cleilton Sampaio de Farias visitam espaços potenciais para concretização de ações de metodologias ativas e educação criativa

A professora do Campus Sertão e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Ana Sara Castaman, junto ao colega do Programa e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) – Campus Rio Branco, Cleilton Sampaio de Farias, participaram de visitas a instituições de ensino e aprendizagem criativa em Passo Fundo nos dias 3 e 4 de abril.

Conforme o professor Cleilton, “as visitas foram pensadas após a participação da Professora Ana Sara no II SinmaEPT, no IFAC como uma forma de observar espaços potenciais para concretizar as ações das metodologias ativas e da educação criativa que discutimos e que são essenciais na atualidade e, assim, consolidar o tripé do ensino, da pesquisa e da extensão em um modelo que articula os órgãos públicos e privados”.

O cronograma de visitas iniciou no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF). No Parque, os professores conheceram um ecossistema de inovação que conecta a pesquisa da instituição de ensino a startups e empresas. Nesse espaço, os dois foram recebidos por Márcia Crislaine Horn, analista administrativa no UPF Parque e por Vagner Duraczenski, estudante da Especialização em Desenvolvimento e Inovação do IFRS – Campus Sertão e colaborador na SLC Máquinas/John Deere, empresa residente.

Os professores do ProfEPT também estiveram no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) – Campus Passo Fundo, onde foram recebidos pelo responsável pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, João Mário Lopes Brezolin.

Fez parte do cronograma, ainda, a visita ao Prisma Espaço Geek. Um dos conselheiros da Instituição apresentou a infraestrutura e a proposta de aprendizagem criativa que envolve leitura e autoria, do impresso ao digital. As coordenadoras Maria Augusta D’Arienzo e  Ana Carolina Dalla Lana da Silva explicaram que as ações do Prisma têm por finalidade fomentar o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, a partir da interdisciplinaridade, da ludicidade e do entretenimento para a formação do leitor contemporâneo

A professora Ana Sara destaca que as “visitas tiveram por intuito conhecer espaços de desenvolvimento e inovação e ações que envolvem a produção de conhecimento, realizadas na região do planalto médio do Rio Grande do Sul” e que “almeja-se promover parcerias em projetos e atividades a serem fomentadas no IFRS”.